Itapevi irá construir Praça da Paz e revitalizar antigo cemitério

Compartilhe

Como parte das ações comemorativas de 65 anos de Itapevi, a Prefeitura autorizou, na terça-feira, 27 de fevereiro, o projeto de construção da inédita Praça da Paz. O novo espaço ficará localizado ao fundo do antigo cemitério do Jardim Julieta, na Rua Gaudêncio Barbosa, 486, que também será revitalizado, trazendo mais dignidade e respeito para todos. O processo licitatório será iniciado em breve.

“Nosso objetivo é dar dignidade para todas as pessoas que ali estão enterradas e suas famílias. A gente precisa fazer isso de forma responsável e cumprindo a legislação. Na Praça da Paz haverá o nome inscrito de todos aqueles que se foram e estão enterrados no antigo cemitério. Será um espaço amplo e arborizado, um verdadeiro memorial àqueles que se foram”, explicou o prefeito de Itapevi, Igor Soares.

PRAÇA DA PAZ

O espaço terá aproximadamente 18.907,63 m² e será gramado com três mastros de bandeiras. Haverá um local ecumênico e placas em memória dos que ali passaram. A praça será construída na área pública do antigo cemitério e terá um portal e mirante, separando essa parte dos jazigos particulares.

O local terá estacionamento para veículos com acessibilidade, além de entrada arborizada e totem identificando o marco. A previsão de conclusão é de um ano a partir do início da obra. Os recursos são da própria Prefeitura.

“Haverá ao longo do gramado homenagem as pessoas que passaram por ali, mostrando que a dignidade é uma característica da nossa gestão”, explica o vice-prefeito Marcos Godoy, o Teco (PSD).

O ambiente contará com árvores das espécies flamboyant, ipês amarelo e roxo, jacarandá caroba e pedras ornamentais.

REVITALIZAÇÃO DO ANTIGO CEMITÉRIO

A revitalização será em todo o cemitério, sendo reformados pisos, drenagem, realização de contenção, pinturas e reparos, contemplando as reformas do portal, nova pintura, revisão de telhado e troca de esquadrias. Troca de todo o passeio externo, para trazer mais acessibilidade à população, troca do piso interno em diversos pontos, principalmente os que foram mais danificados pelas raízes das árvores do cemitério e reforma e ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais e será feita uma contenção na região mais afetada pelas chuvas do cemitério.

Também será construída uma capela na entrada do cemitério que contará com um vitral para realização de missas como as que ocorrem no dia de finados. A revitalização também deverá acontecer em cerca de um ano após início da obra.

CEMITÉRIO DO JARDIM JULIETA

Datado de meados de 1955, o Cemitério Municipal de Itapevi Olavo de Castro funciona das 08h às 17h. O espaço de 40.730,51 m² conta com parte pública e privada. Por não estar mais em funcionamento, a área pública será toda demolida para construção da Praça da Paz. Porém, a área privada permanecerá intacta.

O cemitério do Jardim Julieta foi desativado na parte pública no dia que foi inaugurado o Memorial Parque, em 3 de fevereiro e 2022. Portanto, não são realizados mais velórios e sepultamentos no local.

Foto: Divulgação /PMI

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.