A Prefeitura trabalha diariamente para construir uma cidade melhor para toda a população. Como reconhecimento, Itapevi recebeu o selo de excelência em pesquisa realizada pelo INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) em junho desde ano. De acordo com o levantamento, 94,5% dos entrevistados acreditam que o município está no rumo certo, 84,4%, avaliaram a condução da cidade como ótima ou boa e 94,3% consideram que Itapevi avançou nos últimos sete anos.
O índice avalia a satisfação dos principais serviços e agentes públicos das cidades brasileiras, junto aos moradores. O estudo destaca ainda que Itapevi foi a segunda entre as cidades com população entre 100 mil e 400 mil habitantes a alcançar o nível de excelência na administração pública, com 826 pontos, sendo que a média é 647, sendo que Barueri teve 779 pontos, Bragança Paulista (749), Arujá (713) e Itaquaquecetuba (692).
A pesquisa entrevistou 400 pessoas acima de 16 anos no município e possui margem de erro de 4,8 pontos percentuais para mais ou menos.
“Isso mostra como a Administração tem se empenhado bastante para garantir qualidade de vida e dignidade a nossa população. Vamos continuar com o nosso trabalho para a cidade ficar ainda melhor”, comemorou o prefeito Igor Soares (Podemos).
O INDSAT realiza essa análise em 16 serviços. Entre os mais importantes, estão saúde, educação, segurança, transporte, cultura e saneamento básico. Além disso, também avalia a atuação de governos municipal, estadual e federal na cidade.
METODOLOGIA DA PESQUISA
A partir das notas entre ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo, se forma uma classificação da cidade de acordo com o grau de satisfação. Para conseguir o Grau de Excelência, que é o mais alto da pesquisa, é necessário que o município obtenha mais de 800 pontos de até 1000 possíveis.
Itapevi obteve 826 pontos, o que possibilitou a receber o selo de qualidade em relação à gestão do município. Essa pontuação colocou a cidade acima da média entre os municípios considerados de “Médio Porte” na pesquisa.
Além do Grau de Excelência, os outros níveis de classificação da pesquisa são Alto Grau de Satisfação (entre 650 e 799 pontos); Grau Médio (de 500 a 649); Baixo Grau (350-499); e Baixíssimo Grau (abaixo de 349 pontos).
O INDICADOR
A INDSAT nasceu em 2013, quando vários movimentos sociais surgiram no país em busca de melhorias na qualidade dos serviços públicos. Três anos depois, o indicador foi apresentado para todo o estado com uma metodologia exclusiva de satisfação dos serviços públicos em estudos realizados. Na ocasião, isso foi feito nas 10 maiores cidades de São Paulo e nas 15 maiores da Região Metropolitana de Campinas.
Pouco mais de um ano depois, 12 municípios do Aglomerado Urbano Piracicaba foram incluídos nos estudos. As eleições municipais de 2020 foram o primeiro teste e a consolidação definitiva dos levantamentos da INDSAT. Na ocasião, 100% dos prefeitos que apresentavam, no mínimo, Alto Grau de Satisfação no índice se reelegeram ou elegeram seus sucessores.
Depois disso, o indicador ampliou sua atuação para todos os municípios paulistas. As cidades foram então divididas em 3 agrupamentos populacionais: Cidades de Pequeno Porte (CPP), até 100 mil habitantes; de Médio Porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil moradores; e de Grande Porte (CGP), a partir de 400 mil.
Foto: Divulgação /PMI