A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizou no Teatro Sérgio Cardoso o primeiro encontro de gestores que representam a Cultura em seus municípios no Estado de São Paulo. Cerca de 500 secretários e secretárias de Cultura, representantes e autoridades das cidades paulistas estiveram presentes na reunião híbrida que foi realizada nesta segunda-feira, 30 de janeiro.
A proposta do evento foi aproximar o Governo de São Paulo com os representantes culturais dos municípios e construir uma ampla rede de diálogo, por meio de um mapeamento de consolidação de dados e diagnósticos das cidades, os equipamentos culturais locais, agendas de execuções de políticas públicas no interior além de informar a realização de encontros regionais presenciais ao longo da gestão.
“A ideia é produzirmos a política cultural do Estado juntos. A primeira linha de construção desta parceria é consolidar e compartilhar os dados relacionados ao setor da Cultura entre o município e o Estado. Precisamos tornar luz as nossas produções artísticas. As pessoas que produzem cultura nas cidades precisam ser mapeadas. Nós somos transversais e trabalharemos juntos fazendo o diagnóstico, a definição e a validação da política pública de cultura”, destacou a secretária da Cultura do Estado de São Paulo, Marília Marton.
Dentre os temas abordados durante a conversa estavam os programas de fomento à cultura, as leis de apoio ao setor Aldir Blanc e Paulo Gustavo, e as diretrizes do Governo, como a aproximação da Secretaria com as pastas de Turismo e Educação. Os secretários e secretárias de Cultura dos municípios paulistas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, debater sobre os temas levantados na reunião, fazer sugestões e dividir propostas relacionadas ao setor.
Marília Marton encerrou o evento reforçando a importância do investimento na Cultura. “Saio com a missão de nos conectarmos e criarmos projetos que otimizem os nossos recursos e atendam as necessidades de vocês. E para fazermos o melhor, precisamos nos unir. Juntos construímos mais. A Cultura não tem discriminação. É um espaço de todos, com poder e lugar de fala para todos”.
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo