O Ganha Tempo da Prefeitura de Barueri acaba de inaugurar a “Sala de Inclusão”. O objetivo é prestar os serviços convencionais da unidade, como a retirada do RG, para crianças que têm algum tipo de deficiência de forma mais acolhedora e eficaz.
SALA INCLUSÃO
A chamada Sala de Inclusão é um espaço reservado para o atendimento do Ganha Tempo onde não há barulho e muitos estímulos visuais, o que não tira o encanto de uma sala projetada para acolher crianças que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou que têm algum outro tipo de deficiência e particularidades sensoriais.
AMBIENTE ACOLHEDOR
Com cores claras e mesinha para desenhar, o ambiente proporciona elementos de estimulação suave e reconfortante.
“A ideia é disponibilizar um espaço que acolha as crianças com deficiência, como, por exemplo, para as crianças com TEA, pois, o local não gera muitos estímulos visuais. A sala também é para crianças que não têm deficiência, porque nela é possível a criança ficar mais tranquila e possibilita um atendimento mais ágil e acolhedor”, disse o diretor do Ganha Tempo, Celso Miguel de Oliveira.
BOAS EXPERIÊNCIAS
O atendente do Ganha Tempo, Alexsandro da Silva, relata que em dias de grande público no atendimento, as crianças tendem a ficar agitadas e apresentam dificuldades para tirar uma foto para o RG.
“Quando trouxemos uma criança para sala, rapidamente ela ficou mais calma, é como se ela se sentisse mais acolhida. Ajudou bastante no atendimento prestado”, afirmou Alexsandro.
ESPAÇO APROVADO
O pequenino Lucas Lopes, de 5 anos e que tem TEA, se sentiu à vontade na nova sala. Desenhou, leu atenciosamente a frase estampada na parede, “Sala de Inclusão”, e interagiu com o atendente.
“Este espaço é muito bom e necessário. Acredito que as famílias estavam esperando por ele. O Lucas ficou muito bem ambientado e ele tem me surpreendido cada vez mais. Ele ficou super bem aqui”, afirmou Adriana Lopes Garcia de Almeida, mãe de Lucas.
Foto: Lourivaldo Fio/Secom