Desde o mês de fevereiro de 2023, sob o Comando do Tenente Coronel PM Keida, o 14º BPM/M iniciou um planejamento com o propósito de intensificar as Fiscalizações de Trânsito, com ênfase na redução dos Acidentes, principalmente aqueles ocasionados pelo Mal Estado de Conservação dos veículos e pela Falta de Habilitação para Dirigir. Bloqueios Policiais e “Pinçamentos”, envolvendo o emprego do efetivo administrativo e dos Policiais Militares escalados na Diária Especial de Trabalho PM (DEJEM) foram empregados em toda a cidade.
A partir de fevereiro, em média, 10 Atividades Por Semana realizadas com este condão impactaram, diretamente, na minimização dos acidentes envolvendo veículos. Segundos dados da Secretaria da Saúde de Osasco, houve uma redução média de 20% no registro de atendimentos de acidentados por queda, colisão, abalroamento de veículos em hospitais da cidade em 2024, quando comparados ao ano de 2023.
Entretanto, observamos um fenômeno importante no âmbito das Ciências Policiais que mereceu atenção, cuidado e estudo: os subsetores onde foram realizados o maior número de fiscalizações de trânsito começou a apresentar uma expressiva queda nos indicadores criminais. Desta forma, coube ao Comando do 14º BPM/M testar a referida hipótese, buscando elementos que pudessem correlacionar Fiscalização de Trânsito X Redução nos Indicadores Criminais. Partindo desta premissa, a partir do 1º Semestre de 2024, as Operações DEJEM “Amanhecer, Entardecer e Anoitecer em OZ” passaram a intensificar a fiscalização de trânsito, com foco no cumprimento de metas de número de autos vistoriados. As Operações Direção-Segura (ODS) e Operações Direção-Segura Integradas (ODSI), passaram a ser supervisionadas por Oficiais Superiores, com meta quantitativa de testes de alcoolemia e de condições mecânicas de circulação. Em dezembro de 2024, foram criados 2 Pelotões de Operações (PELOPES), sob o comando de Tenente PM, para atuar em pancadões e bailes funk e, também, realizar grandes bloqueios policiais nas principais vias de Osasco.
Tais medidas contribuíram, diretamente, para que o trânsito efetivamente ficasse ainda mais seguro na “cidade trabalho”. Em 2024, mais de 1200 veículos foram removidos por alcoolemia ou por conta de não possuir condições mínimas de rodagem. O que, realmente, chamou a atenção, foi à expressiva Redução dos Indicadores Criminais. Nas 5 primeiras Bonificações Por Resultado, realizadas no período, o 14º BPM/M atingiu o Valor Máximo em 4 oportunidades, em virtude das constantes e ininterruptas quedas dos principais crimes contra a vida e o patrimônio (homicídio, latrocínio, roubo outros, roubo de veículos e furto de veículos).
Tal inferência é cientificamente relevante. Durante o ano de 2024, o 14° BPM/M recebeu, apenas, 1 atividade policial de macro-envergadura: a Operação Impacto Metropolitano, realizada no mês de junho e que reforçou o policiamento com 1.500 Policiais Militares e com 500 viaturas, reduzindo os indicadores criminais por algumas semanas posteriores. Entretanto, os crimes contra o patrimônio em Osasco, durante todo o ano de 2024, foram em média 25% Menores em Relação ao Ano Anterior. Considerando que Cerca de 2/3 dos Roubos, Furtos e Receptações em Osasco Envolvem, Direta e/ou Indiretamente, Veículos; impossível não concluir que a Fiscalização de Trânsito Teve Um Papel Importante na Redução destes Indicadores Criminais.
Cabe destacar a Relevante Importância das Demais Forças de Segurança da Cidade! A GCM realizando operações conjuntas com a DEMUTRAN, bem como o apoio destas Instituições e de nossa PC em ODSs e ODSIs também contribuíram, e muito, para a expansão das fiscalizações de trânsito por todo o município. Cabe frisar, também, o papel de destaque do Marketing destas ações em Bloqueios Policiais e Pinçamentos, permitindo que o cidadão saiba o que sua Polícia Militar está fazendo para servir e proteger, bem como dificultando a vida do criminoso, que terá menor conveniência e oportunidade para praticar o delito.
Enfim, impossível não ponderarmos a eficiência e eficiência desta equação: + Fiscalização de Trânsito = – Crime + Vidas Salvas e + Segurança para a População! Foco na Missão!
*Major PM Eduardo Mosna Xavier é Subcomandante do 14° BPM/M, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP
Foto: 14º BPM/M