Falece Fuad Gabriel Chucre, prefeito por três vezes de Carapicuíba, aos 83 anos, e com ele morre parte da história da cidade

Compartilhe

O ex-prefeito de Carapicuíba, Fuad Gabriel Chucre, faleceu nesta quinta-feira, 31 de janeiro, aos 83 anos, deixando a esposa Sônia, filhos e netos. Segundo familiares, Fuad estava internado no hospital em São Paulo.

O velório está marcado para o Parque do Planalto, aberto ao público das 07h às 13h. O sepultamento acontece às 16h no Memorial Alphacampus.

VIDA POLÍTICA

Após perder a eleição para prefeito em 1988 para o eleito Dr. Milton Chagas (1989 a 1992), Fuad Chucre foi nomeado secretário de Obras do município de Carapicuíba, iniciando assim sua vida pública na cidade.

No ano de 1992 candidatou-se novamente ao cargo de prefeito, pelo PDT, tendo como vice, Antônio da Cunha Lima. Na ocasião seu principal oponente era ex-prefeito Luis Carlos Neves (1982 a 1988) e que contava com o apoio do então prefeito Milton Chagas.

Na abertura das urnas, Fuad Chucre saiu vencedor para administrar a cidade no período de 1993 a 1996. Neste seu primeiro mandato, Fuad Chucre implantou o PPP (Plano de Pavimentação Participativa), projeto entre os munícipes e a prefeitura para asfaltar as ruas de Carapicuíba. Criou o Centro Empresarial do Parque Santa Tereza, abrindo caminhos para que novas empresas se estabelecessem no município.

Nas eleições de 1996, ele apoiou seu vice-prefeito, Cunha Lima que então era deputado federal e que foi derrotado pelo candidato Jorge ‘Poeirinha’ Ikeda, que governou Carapicuíba de 1997 a 2000.

As eleições do ano 2000, fez com que Fuad Chucre voltasse ao cenário político de Carapicuíba para concorrer ao cargo de prefeito. E foi eleito com 110.737 votos, 78,87% dos votos válidos, para comandar a cidade pela segunda vez, no período de 2001 a 2004, tendo como vice, Paulo Celegato.

Em 2004 novas eleições e a dupla Fuad Chucre/Paulo Celegato foi reeleita com 82% dos votos válidos, Assim, ele se tornou prefeito de Carapicuíba pela terceira vez, administrando a cidade de 2005 a 2008.

Ao término deste seu terceiro mandato, Fuad Chucre lançou como candidato a sua sucessão, o médico e então vereador João Naves (atualmente João Naves é vereador pelo PSDB), que foi derrotado pelo petista Sergio Ribeiro.

SEU LEGADO – ALGUMAS OBRAS

– Plano de Pavimentação Participativa – Asfalto das ruas de Carapicuíba

– Centro Empresarial do Parque Santa Tereza

– Construção da Maternidade de Carapicuíba, onde hoje é Pronto Socorro Infantil

– Calçadão Central

– Avenida Mário Covas – Centro

– PS da Vila Dirce

– Apartamentos da CDHU

– Canalização do Córrego do Cadaval

ALGUMAS HISTÓRIAS VIVIDAS COM FUAD CHUCRE

  1. Em seu primeiro mandato, não me lembro o ano, Fuad vistoriava as obras da canalização do Córrego do Cadaval e era horário de almoço dos trabalhadores. Ele ao passar pelo pessoal que almoçava, parou, pegou o garfo da mão do trabalhador e colocou na marmita pegando um pouco da comida. Após, ao elogiar a comida, perguntou quem a tinha feito. A resposta de imediato: Minha esposa, no que Fuad retrucou: -Domingo vou almoçar na sua casa.
  2. Também não me recordo o ano. Tínhamos feito uma matéria e ele não gostou. Os prefeitos saiam ou ainda saem pelo portão do fundo da prefeitura (rua do Colégio Tia Glória). E por mera coincidência, eu estava ali por perto. Ele ao me ver, desceu do carro e veio correndo atrás de mim para me pegar e comigo brigar. Conversamos com civilidade e fizemos as pazes.
  3. Em todos estes anos de convivência, Fuad sempre demonstrou a sua vocação para administrar a cidade e fazer com que ela, mesmo com pouco recurso, se transformasse e se desenvolvesse. Mostrou seu tino desenvolvimentista e seu carisma junto à população que até hoje o tem como o melhor prefeito que governou a cidade.
  4. Com o seu falecimento, uma grande parte da história de Carapicuíba também morre. Mas seu legado para o progresso da cidade e sua história jamais morrerá, pois, a sua obra está eternizada no coração de cada carapicuibano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.