Em novembro é promovido o Dia Mundial do Diabetes e a ADJ Diabetes Brasil fará, pelo 22º ano consecutivo, ações de prevenção e conscientização gratuitas para a população sobre a importância de manter os exames de saúde em dia, alertando para o diabetes, na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, em São Paulo (SP), na quarta-feira, 29 de novembro, das 09h às 18h.
Serão realizados gratuitamente testes de glicemia, peso, altura, circunferência da cintura e questionário de avaliação de risco de desenvolver diabetes. Os resultados saem na hora, e os casos fora de parâmetros serão encaminhados para orientação no local. Aqueles que já tiverem diabetes ou pré-diabetes podem agendar atendimento gratuito na ADJ Diabetes Brasil.
O diabetes possui duas formas mais comuns, os tipos 1 e 2, além do diabetes gestacional. Com a falta de prevenção e tratamento adequado, o diabetes pode levar a condições mais sérias como problemas cardíacos, falência renal, cegueira e amputação dos pés, acarretando no aumento da população improdutiva e altos custos para o sistema de saúde.
Conforme números divulgados pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), em 2021 no Atlas do Diabetes, mais de 15 milhões de adultos no País são afetados pela doença. O gasto com saúde relacionado ao diabetes no Brasil atingiu US$ 42,9 bilhões em 2021, o terceiro maior do mundo. Quase 18 milhões de adultos no País apresentam alto risco de desenvolver diabetes tipo 2.
BRASILEIROS COM DIABETES OU PRÉ-DIABETES ULTRAPASSAM OS 32 MILHÕES
De acordo com a IDF, o Brasil é o sexto em número de pessoas com a condição no mundo, atrás da China, Índia, Paquistão, Estados Unidos e Indonésia. De 2013 para 2019, houve um aumento de 36% da prevalência no País. Os dados mais recentes indicam a existência de mais de 32 milhões de brasileiros com diabetes ou pré-diabetes, sendo que 31,9% dos 15,7 milhões de pessoas com diabetes no Brasil ainda não foram diagnosticados.
DADOS NO MUNDO
Também segundo a IDF, 537 milhões de adultos têm diabetes em todo o mundo – um aumento de 16% (74 milhões) desde as estimativas anteriores, datadas de 2019. Estas descobertas constam na 10ª edição do Atlas de Diabetes do IDF, publicadas em dezembro de 2021.
O QUE DIABETES TEM A VER COM O SEDENTARISMO E HISTÓRICO FAMILIAR?
Conforme o médico Ronaldo Pineda Wieselberg, vice-presidente da ADJ Diabetes Brasil, os principais fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, que corresponde a 90% das pessoas com diabetes no mundo, são a obesidade, o sedentarismo, o consumo de alimentos ultraprocessados e a hereditariedade. Já o diabetes tipo 1 é autoimune, não sendo possível uma prevenção, mas alguns fatores de risco são a história familiar e ter outras condições autoimunes. Porém, alerta o médico, o aleitamento materno é um fator que ajuda a proteger a pessoa. “De forma geral, para se prevenir, a alimentação saudável, rica em alimentos in natura e atividade física são o melhor caminho”, diz.
“A ADJ tem uma jornada que se destaca em inspirar, cuidar e capacitar de pessoas com diabetes e a parceria com a Merck fortalece o legado de promoção da saúde, com a busca incansável para proteger e fortalecer esses indivíduos”, aponta Fabiana Mandel Cyrulnik, gerente Médica de Diabetes e Obesidade da Merck.
SERVIÇO
Diabetes no Alvo
Das 09h às 18h
Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM
Gratuito
Para participar, basta comparecer
Teste de Glicemia
Peso, altura e circunferência de cintura
Questionário de Avaliação de Risco
REALIZAÇÃO – ADJ DIABETES BRASIL
Parceiro – Merck
Apoio – Roche, Medlevensohn e VitaSS
ADJ DIABETES BRASIL
Fundada em 1980, a ADJ Brasil Diabetes é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atende gratuitamente e tem por objetivo promover educação para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.
A entidade atende pessoas com todos os tipos de diabetes e oferece, de forma gratuita, uma ampla gama de serviços nas áreas de enfermagem, nutrição e psicologia, entre outros. Desde 1999, a ADJ é membro da International Diabetes Federation (IDF). Para conhecer mais, acesse o site da ADJ.