Em julho, posto fixo de vacinação antirrábica de Barueri abrirá em dois sábados com programação especial 

Compartilhe

No mês de julho, aproveitando o recesso escolar, a Secretaria de Saúde de Barueri, por meio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), realizará um evento especial no posto fixo de vacinação antirrábica.

Durante dois sábados, dias 13 e 27, das 09h às 16h, o posto abrirá para imunização de cães e gatos. A programação inclui também atividades lúdicas para a criançada, com desenhos, jogos, exposição de animais sinantrópicos (abelhas, aranhas, escorpiões etc.) e até a participação do gato Garfield.

A ação será na sede do DTCZ, que fica na Rua Anhanguera, 200, na Vila São Francisco. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4198-0424 e 4198-5679. No momento da vacinação o tutor do pet deverá preencher um termo de autorização que será entregue.

VACINAÇÃO DURANTE A SEMANA 

O posto fixo de vacinação contra a raiva continuará funcionando normalmente durante a semana, às segundas, quartas e sextas-feiras das 09h às 11h e das 13h às 15h30, exceto feriados e pontos facultativos.

Cães e gatos que já tenham tomado a vacina há um ano ou mais devem aproveitar a oportunidade. A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida às pessoas por meio da mordida ou arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico. A imunização é essencial para a prevenção contra a doença.

 RECOMENDAÇÕES  

A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação) suspeita ou confirmada não devem ser vacinadas.
Os cães devem ser conduzidos por pessoas responsáveis (maiores de idade) e com capacidade de conter o animal. Cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, e das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano” (Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003), devem utilizar focinheira apropriada.

Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança. Não podem ser trazidos livremente, evitando acidentes e fuga do animal, pois o DTCZ fica próximo à linha de trem e à avenida principal.

Foto: Beatriz Lucato/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.