Fechando o Setembro Amarelo, mês de prevenção e conscientização sobre problemas com a saúde mental, a Câmara Municipal de Santana e Parnaíba, através da sua Escola do Parlamento, organizou nesta sexta-feira, 22 de setembro, a palestra “Depressão – Suicídio”, ministrada pelos Dr. Frederico Félix Vilhete D’Abreu e Dra. Eneida Costa Ramalho, médicos psiquiatras que atendem em Santana de Parnaíba e que abordaram de forma objetiva, aspectos desta doença crônica, que a cada vez mais tem aumentado o número de vítimas no município e no país.
Dra. Eneida e Dr. Frederico
Segundo os doutores, enquanto no mundo inteiro os índices apontam redução de causos, ano-a-ano, no Brasil e América Latina os índices apontam o contrário: um acentuado e crescente número suicídios, vítimas da depressão. Reforçam, ainda, que a depressão é uma doença silenciosa e na maioria das vezes não identificável num primeiro plano e chega a ser até passiva de preconceito, o que faz com que o seu tratamento fique relegado a um segundo plano.
Como alerta destacam: “Este é o mês do Setembro Amarelo e a campanha tem como principal objetivo o alerta para conscientização na prevenção de doenças psiquiátricas e cuidados com a saúde mental”.
Foto: CMSP