Na manhã da quinta-feira, 18 de abril, ocorreu no auditório do CAP (Centro de Aperfeiçoamento de Professores) de Barueri o encerramento da IV Semana Municipal da Primeira Infância com o tema “Uma Cidade para a Criança”. Organizado pelo Centro de Referência Pela Primeira Infância (CRPI), o evento começou em 12 de abril e teve palestras com especialistas em educação, rodas de conversa, apresentações diversas etc.
Samuel Nascimento, orador do evento, passou a palavra para Elaine Cristina Barbosa, diretora do CRPI. Ela elencou todas as dificuldades enfrentadas desde a criação do Centro agravadas pelas impossibilidades de se reunir durante a pandemia de Covid-19. Ricardo Francisco Santos, coordenador, por sua vez, abordou os resultados do PMPI (Plano Municipal pela Primeira Infância) em seus quatro anos de funcionamento.
O coordenador lembrou que o Plano é composto de 144 partes, que têm 280 ações estratégicas. “Este Plano está em vigor desde 2020 e Já conseguimos cumprir 233 destas ações, o que corresponde a 83%”, orgulha-se. Elaine crê no cumprimento integral das metas. “O PMPI vai até 2030. As metas que faltam (‘direito de brincar de todas as crianças’ e ‘criança e espaço’) ainda demandam estudos e ações que exigem parcerias com instituições do terceiro setor e da sociedade civil ao longo desse período”, prevê ela.
Liliane Cristina Mello Burin, coordenadora de Educação Infantil, enalteceu a importância de um olhar mais atento para a criança até os seis anos e agradeceu o empenho de todos os que colaboram para a realização das ações. Todos foram homenageados com um vaso de flores, inclusive Celso Furlan, secretário de Educação de Barueri, que prestigiou o evento. “A criança nesta fase (de zero a seis anos, a primeira infância) é tudo para nós. Trabalhamos com seriedade para que ela aprimore o seu conhecimento, tendo a melhor educação possível e se torne independente”, confidenciou o secretário. Ele foi homenageado junto com os demais colaboradores que estão no CRPI desde 2019.
ARTISTAS DO EVENTO
Lílian Alves é professora de educação física e de balé na Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. Ela compareceu com as alunas Bruna, Gabryelle, Giovana, Isabelly, Nicolle e Scarlett para apresentar a coreografia “Brincando no Piquenique”. “Elaborei esse trabalho com base nos cinco Pilares de Desenvolvimento Infantil: ‘Amar para Contar’, ‘Conversar para Aprender’, ‘Brincar para Descobrir’, ‘Ler Histórias para Crescer’ e ‘Praticar para Raciocinar’”, contou. Elas foram ovacionadas pela plateia.
A trilha sonora do evento foi conduzida pela violinista Gil Monteiro e pelo saxofonista Jonas Lúcio, ambos professores de musicalização do CRPI.
PRIMEIRA INFÂNCIA
É o período entre a gestação e os seis primeiros anos de idade. Essa fase é a mais importante da criança, pois, é quando se desenvolvem a inteligência e a estrutura emocional necessárias para o sucesso na vida adulta. Com atividades divertidas e brincadeiras que desenvolvem o cérebro, o processo faz com que a criança ganhe confiança, aprendizado e raciocínio por meio da leitura, do lúdico, da convivência e de muitas descobertas.
O PMPI
O Plano Municipal pela Primeira Infância é a formulação e a implementação de políticas públicas que asseguram os direitos da criança na primeira infância promovendo sobrevivência materna e infantil, acesso à educação de qualidade e promoção de vidas saudáveis. Combate veementemente a violência contra as crianças, o trabalho infantil e qualquer outra forma de exploração.
Foto: Beatriz Lucato/Secom