A circulação na Linha 11-Coral foi retomada nesta segunda-feira, 19 de maio, após 46 dias de restrições na região de Suzano. A medida é resultado do esforço das equipes de manutenção e operação da companhia, que encontraram uma solução paralela para restabelecer a circulação plena dos trens no local.
Desde o dia 04 de abril, a circulação na Linha 11-Coral estava impactada devido a uma obra emergencial em uma ponte ferroviária após a estação Suzano. A interdição de uma das vias, com prazo inicial de conclusão estimado para 01 de agosto (120), afetou principalmente os passageiros que embarcam nas estações Jundiapeba, Braz Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes, com o aumento do intervalo entre os trens neste trecho.
Diante desse cenário, a CPTM mobilizou todos os seus recursos para viabilizar uma alternativa que garantisse a segurança operacional e, ao mesmo tempo, permitisse o retorno da circulação normal no trecho afetado. A solução encontrada foi a construção de uma terceira via, no lado oposto ao da via interditada.
A partir desta segunda-feira, dia 19, a CPTM iniciará um período de sete dias de testes operacionais nesta nova via. A única restrição que permanecerá será a de velocidade reduzida no trecho da obra, como medida de segurança devido à continuidade dos trabalhos e à presença constante de equipes na via.
“A construção desta via emergencial demonstra o comprometimento incansável de nossas equipes de manutenção e operação em buscar soluções rápidas e eficientes para minimizar os impactos de situações como esta. Nosso foco sempre será a segurança e o bem-estar de todos”, afirma Michael Cerqueira, Presidente da CPTM.
A antecipação da normalização da circulação em mais de dois meses representa um alívio significativo para os passageiros da Linha 11-Coral, reafirmando o compromisso da CPTM com a mobilidade. A CPTM reforça que a segurança operacional continua sendo a prioridade máxima durante todo o período de testes e da execução da obra.