Coronel Coutinho assume comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Compartilhe

O Governo de São Paulo oficializou a troca do Comando Geral da Polícia Militar nesta sexta-feira, 23 de maio, durante solenidade na Academia do Barro Branco, na capital. O coronel José Augusto Coutinho, que até então era subcomandante da corporação, assumiu o maior cargo da instituição, substituindo o coronel Cássio Araújo de Freitas.

“É uma alegria muito grande estar aqui em um dia tão simbólico. O Coronel Cássio sai hoje com a certeza da missão cumprida e de ter deixado um legado e o Coronel Coutinho assume com a certeza de que vai ser um brilhante comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Fará um grande trabalho que vai perpetuar o legado que garante a excelência dessa corporação”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

No dia 17 de abril, o Governo de São Paulo formalizou a troca por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).. No lugar dele, entrou o coronel Coutinho que, até então, era subcomandante da corporação.

Na mesma data, foi nomeado para o cargo de subcomandante o coronel Erick Gomes Bento, antigo Chefe do Gabinete do Comando Geral da PM. O coronel Cássio, que ocupava o cargo de Comandante desde janeiro de 2023, foi para a reserva.

SOLENIDADE DE PASSAGEM DE COMANDO

Na cerimônia, os dois coronéis abateram espadas, ato que marca simbolicamente a troca de comando. O gesto representa respeito mútuo, além da transferência da autoridade e da responsabilidade de chefe dentro da instituição.

No final, também houve a inauguração do retrato do coronel Cássio na galeria de eternos comandantes. A troca de comando segue os protocolos da Polícia Militar e é considerada um marco institucional, celebrando a tradição e o papel da liderança no fortalecimento da corporação.

NOVO COMANDANTE

O coronel Coutinho iniciou a carreira na PM na Academia do Barro Branco, em janeiro de 1992 e se formou como aspirante em dezembro de 1994.

Antes do posto de subcomandante da instituição, ele foi comandante do Policiamento de Choque, do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar (Rota), do 4º Batalhão de Polícia de Choque — Operações Especiais, chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Choque, entre outras funções.

Coutinho afirmou que o seu comando será uma continuidade do que vinha sendo desenvolvido pelo coronel Cássio. Em especial, o combate às organizações criminosas, visando a busca e captura das lideranças, a asfixia financeira e a quebra da cadeia logística do crime.

“As parcerias com as demais forças de segurança, com Ministério Público, Poder Judiciário e demais órgãos serão renovadas e outras iniciadas. Buscaremos a simplificação de processos e rotinas, visando aumentar o ativo operacional a ser empregado no patrulhamento preventivo, sempre focado na melhoria dos indicadores e na percepção de segurança”, complementou o coronel.

Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

Fonte: Agência SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.