Conselho Regional de Farmácia de SP treina farmacêuticos sobre Diversidade e Inclusão

Compartilhe

Neste sábado, 21 de janeiro, farmacêuticos e demais profissionais de saúde do Estado participarão do XXIII Encontro Paulista de Farmacêuticos, evento gratuito e tradicional que é realizado pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) em homenagem ao Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado em 20 de janeiro.

Neste ano, o tema será “Diversidade e Inclusão na área farmacêutica” e contará com depoimentos de pessoas que já passaram por situações de preconceito ou constrangedoras em estabelecimentos de saúde como negros, público LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e muito mais.

Além disso, histórias de superação de mulheres que enfrentaram muitos desafios para estarem em cargos de alto escalão como no caso da farmacêutica Maria Claudia Villaboim Pontes, diretora da empresa farmacêutica Welleda para a América Latina. Segundo a pesquisa “Women in Business”, realizada pela empresa Grant Thornton em 2022, 38% dos cargos de liderança em médias empresas são ocupados por mulheres no Brasil. Os dados mostram uma queda de 1% em relação ao ano anterior.

Recentemente, uma rede de farmácias foi obrigada a pagar uma indenização por danos morais por ser acusada de homofobia por um paciente. Em outro caso, a recrutadora responsável pela contratação de funcionários de uma empresa pede que se evite a contratação de pessoas muito tatuadas ou muito gordas, além de pessoas de orientação sexual abertamente LGBTQIAPN+.

Por situações como essas que o CRF-SP traz o tema à tona. Para o presidente do CRF-SP, Marcelo Polacow, é de suma importância que os farmacêuticos estejam preparados para atender com qualidade a todas as pessoas em estabelecimentos de saúde como farmácias, muitas vezes o primeiro contato do paciente com um profissional de saúde. “Nosso objetivo é garantir que o atendimento e as informações corretas sejam iguais a todas as pessoas. Não é aceitável haver qualquer discriminação ou situação constrangedora”.

Uma das palestras será da atriz Glamour Garcia, que recebeu diversos prêmios e suscitou a discussão do assunto pela interpretação da transexual Britney, na novela A Dona do Pedaço, em 2019.

O cuidado farmacêutico e combate ao preconceito à pessoas com HIV/AIDS também estarão em debate, com ênfase em profilaxia PREP e PEP, ou seja, pré e pós exposição ao vírus, tendo em vista que o farmacêutico é um profissional de saúde apto a prescrever esses medicamentos.

O Encontro finaliza com a apresentação “O Brasil em transformação”, de Renato Amendola, responsável por desenhar e implantar uma das estratégias de Diversidade e Inclusão mais respeitadas do Brasil.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

https://crfsp.far.br/url/encontropaulista

XVIII Encontro Paulista de Farmacêuticos

“Diversidade e Inclusão na área farmacêutica”

Data: Sábado – 21 de janeiro de 23 – A partir das 08h30

Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie

Rua Itambé, 135 – São Paulo – SP (ao lado do metrô Higienópolis – Mackenzie)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.