Conselho de Contabilidade promove fiscalização protetiva e valorização da profissão em Campinas

Compartilhe

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) iniciou no mês de maio o trabalho fiscalizatório no interior do Estado de São Paulo. O objetivo, de acordo com a atual gestão, é o intensivo combate aos profissionais não habilitados. Esse tipo de ação visa ao enfrentamento à concorrência desleal e à garantia da prerrogativa exclusiva dos profissionais da contabilidade. O Conselho também está chamando a atenção para o tema no portal do CRCSP e nas redes sociais da entidade. Ações já aconteceram em Bauru, Marília, Araçatuba e Presidente Prudente.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP Marcelo Roberto Monello e a equipe de Fiscalização estarão em Campinas na quarta-feira, dia 15 de junho, às 09h, no Auditório do Sescon, na Rua Walter Schimidt, nº 175, Parque dos Jacarandás para um bate-papo sobre a profissão e a atuação do Conselho no combate ao exercício ilegal da profissão.

Os escritórios de contabilidade e os profissionais exercem um papel importante nas empresas privadas e nos órgãos públicos, visando à transparência e segurança à sociedade. São eles os responsáveis pelo gerenciamento dos negócios e da saúde financeira de empresas e das pessoas físicas.

Para Marcelo Roberto Monello, a fiscalização é uma medida protetiva tanto para os profissionais como para a sociedade. “O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas. Regularizar o trabalho destes profissionais na Região Metropolitana de Campinas (RMC) é também uma forma de contribuir com a transparência para uma sociedade com princípios morais sólidos”, afirma.

FISCALIZAÇÃO ATIVA

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo superou em 2021 a marca de 12 mil fiscalizações, com 12.740 diligências e 2.267 autos de infração lavrados. Em 2020, foram 7.487 atendimentos e 1.219 autuações, de acordo com balanço divulgado pela entidade.

QUATRO CONVÊNIOS ESTABELECIDOS

Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério da Economia e Trabalho – permitem ao CRCSP cruzar dados de empresas e profissionais e direcionar suas ações de forma mais eficaz e assertiva. Esse trabalho de inteligência conseguiu identificar inúmeras inconsistências que resultaram em ações objetivas no sentido de otimizar os recursos para esse fim.

São Paulo é o Estado com o maior número de profissionais da contabilidade registrados: mais de 152 mil, número que corresponde a 29% do total de 522 mil profissionais brasileiros. A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 23.600, ou 29%, de um total de 80.459 empresas em todo o Brasil.

SERVIÇO

Campanha “Contabilidade é prerrogativa legal” — Campinas (SP)

Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP)

Data: Quarta-feira – 15 de junho de 2022

Horário: 09h

Local: Auditório do Sescon — Rua Walter Schimidt, nº 175, Parque dos Jacarandás.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.