A Guarda Civil Municipal (GCM) flagrou, por volta das 19h30 deste sábado, 17 de junho, um homem de 48 anos, acusado de furtar cabos de energia elétrica na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva (SP-274), na Vila Santa Rita. O suspeito foi preso. A ação foi surpreendida por meio do sistema de monitoramento do Centro de Operações de Itapevi (COI).
O crime foi constatado quando o rapaz estacionou um Fiat Uno, ano 2002, com adesivos de uma empresa de energia da capital paulista. O COI começou a acompanhar a atitude suspeita do acusado, que subiu no poste com uma escada e, em seguida, efetuou o corte dos cabos, o que deixou a via escura. O fato chamou a atenção porque o veículo parou em uma região onde há grande incidência de furto de fios.
O suspeito estava sozinho apenas com um alicate, mas sem luvas de proteção. Além disso, o COI também averiguou que o carro usado pelo suposto funcionário tinha mais de R$ 13 mil em débitos. Diante desses indícios, uma viatura da GCM foi acionada e chegou em poucos minutos.
No local, a guarnição pediu a identificação e a ordem de serviço a ser realizada. O rapaz não apresentou nenhuma documentação. O suspeito foi levado até a Delegacia de Itapevi.
O fato foi registrado como furto. O delegado de plantão determinou a prisão em flagrante do acusado.
O COI
O COI foi inaugurado em abril deste ano, dentro da premissa da Prefeitura de valorizar a segurança pública de Itapevi. Instalado no primeiro andar da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, o centro funciona 24 horas para monitorar a cidade, com um total de 780 câmeras.
Deste total, 610 estão espalhadas nos prédios públicos, 150 nas vias públicas e 20 com leitura de placas de veículos nas entradas e saídas de Itapevi. O COI tem a permissão para utilizar o software Detecta, uma plataforma do Governo do Estado que permite a troca de informações na área de segurança, compartilhamento de imagens e cooperação de órgãos públicos.
Foto: Reprodução/COI