O pontapé inicial para o Super Rugby Américas foi dado na semana passada, com muita ação na Argentina, Chile e Brasil. Na primeira rodada, os Cobras jogaram diante da torcida pela primeira vez na história, com cerca de 700 torcedores, no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo. A equipe mostrou que pode brigar pelo protagonismo na competição. O jogo foi contra o Pampas, de Buenos Aires, tido como um dos favoritos ao título, e terminou numa chuva de tries (41 a 21 para os argentinos), com os brasileiros marcando três tries no forte oponente.
A grande liga profissional de rugby das Américas, o Super Rugby Américas chega à sua segunda rodada nesse fim de semana, com jogos ao vivo no Star+ e ESPN3. Os Cobras brasileiros recebem no domingo, 26 de fevereiro, os argentinos do Dogos XV, com entrada franca no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo.
O Dogos XV, de Córdoba largou com vitória na competição ao vencer o Yacare XV, do Paraguai, por 30 a 24, em casa.
O jogo será no Estádio Nicolau Alayon (Rua Comendador Sousa, 348 – Água Branca, São Paulo) com entrada gratuita, mediante inscrição em ingresse.com/sudamerica-rugby. O torcedor ainda poderá adquirir ingressos com consumação de bebidas e comidas, tendo 20% de bônus.
O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Rugby, ainda contará com Festival Infantil antes do jogo e DJ (Rafael Telefone) durante toda a partida animando a torcida.
PRIMEIRA RODADA TEVE BRASILEIROS ENTRE OS DESTAQUES
Apesar da derrota na estreia, os Cobras tiveram dois atletas nomeados para o “Time da Rodada”, sendo eles Matheus Cláudio, na terceira linha, e o argentino Lucio Anconetani, na segunda linha. Além disso, os Cobras estão no Top 3 da primeira rodada em algumas estatísticas. A equipe brasileira foi a única a fechar seu jogo com 100% de aproveitamento nos rucks e teve o segundo melhor desempenho em tackles, 85%, contra 86% do Selknam, primeiro colocado. Isso significa que o time brasileiro teve sólido desempenho em ações defensivas.
O time brasileiro ainda liderou em turnovers com ações de roubo de bola, com 5, empatado com o Yacaré. Os Cobras ainda foram bem nos laterais, com 83% de aproveitamento. O que pesou contra o time brasileiro foi a disciplina, liderança negativamente em penais cometidos, 15, e cartões recebidos, 2 vermelhos e 3 amarelos – ponto que a comissão técnica já ressaltou ser de urgente evolução. “Os penais acabaram dificultando demais nosso jogo, o que, por outro lado, mostra como nosso time estava motivado e desempenhou muito bem defensivamente, diante das dificuldades”, ressaltou Josh Reeves, neozelandês treinador dos Cobras.
PELA AMÉRICA DO SUL
O Super Rugby Américas é jogado no sistema de todos contra todos, em turno e returno, totalizando 12 jogos por equipe. Os quatro melhores avançam às semifinais, com a grande final sendo jogada no dia 9 de junho. A vitória vale 4 pontos, o empate 2, a derrota por 7 ou menos pontos de diferença 1 e a derrota maior não somam pontos. Além disso, os times ganham 1 ponto extra caso anotem 4 ou mais tries na partida.
TABELA COMPLETA ATRAVÉS DESTE LINK
Foto: Bruno Ruas