Na quarta-feira, 27 de setembro, aconteceu a Ciartec e a Feira de Profissões de Santana de Parnaíba. Cerca de 1.800 pessoas estiveram presentes, ao longo da programação, no Colégio Municipal Tenente General Gaspar de Godoi Colaço.
O evento teve como objetivo proporcionar aos estudantes possibilidades de expor projetos de inovações tecnológicas dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino, bem como permitir que os alunos conhecessem os cursos de graduação e caminhos do mercado de trabalho. Para tanto, cerca de 36 escolas e 10 universidades participaram, expondo experimentos, ofertando cursos, testes vocacionais, entre outras atividades que completaram a programação.
Segundo autoridades locais, o evento representa a importância que o município dedica à educação, pautada no binômio esperança e oportunidade para a construção de um futuro com mais integração social e aprendizado. Para a Secretaria de Educação, a Ciartec e a Feira de Profissões constituem uma ponte para o futuro, oportunizando aos jovens esclarecer dúvidas sobre o percurso profissional que pretendem trilhar e mostrando que os sonhos podem se tornar realidade.
PROJETOS DAS ESCOLAS
O público participante teve a oportunidade de visitar os estandes e conhecer os projetos desenvolvidos por alunos de escolas locais, como o Colégio Municipal Deputado Ulysses Silveira Guimarães. Os estudantes do 6º ano dedicaram-se a produzir livros digitais, releitura de obras literárias através de meios tecnológicos e maquetes alusivas aos transportes do futuro. Já os estudantes do Colégio Municipal Mário Covas homenagearam a artista plástica mexicana Frida Kahlo através da confecção de um podcast referente ao legado e vida da artista.
CARREIRA PROFISSIONAL
A programação contou ainda com espaços para que universidades do município e entorno apresentassem aos jovens do ensino médio esclarecimentos sobre a vida acadêmica, informando dados importantes para uma escolha consciente de uma futura profissão.
Foto: SECOM – Santana de Parnaíba