Centenário do Museu Republicano de Itu terá novas ações comemorativas a partir de sábado, 15 de abril

Compartilhe

No sábado, 15 de abril, a partir das 9h, acontecem novas atrações em comemoração ao centenário do Museu Republicano de Itu. Além da ação performance “Retratos-relâmpago”, do artista Guilherme Kramer, haverá a abertura da mostra “Taunay, o Museu Republicano e Itu”, sob curadoria da Profa. Dra. Ana Paula Nascimento, e o lançamento do livro “Afonso d’Escragnolle Taunay, volume 8”, organizado pela Academia Ituana de Letras (ACADIL).

A programação completa pode ser conferida no site da instituição.

O Museu Republicano de Itu foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, no dia 18 de abril de 1923. Ele funciona onde, em 18 de abril de 1873, aconteceu uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, passou a ser conhecida como a famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Deste encontro de 1873, a instituição guarda o Livro de Ata da Convenção e, de seus participantes, uma coleção de pinturas encomendadas pelo diretor do Museu, Afonso Taunay. “Um acervo riquíssimo de documentos, imagens e objetos sobre a República brasileira e sobre fatos e personagens ituanos. Portanto, é uma instituição de grande relevância para refletirmos sobre a história do nosso país e da cidade de Itu”, diz a Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.