Entre os dias 13 de outubro a 30 de novembro, a Catedral e a Praça da Sé serão palco de 11 apresentações musicais com grandes nomes e jovens talentos da música instrumental, clássica e do canto lírico. Gratuitos, os concertos marcam o aniversário de 70 anos da Catedral. A programação especial é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, com gestão e coprodução da Associação Paulista de Amigos da Arte – APAA.
Durante os espetáculos, serão produzidos seis mini documentários abordando aspectos ligados à história do edifício e da praça. As obras audiovisuais são um desdobramento da exposição “Sé: Catedral, Praça e Marco”, em cartaz na Catedral até o dia 19 de novembro.
As comemorações têm início no domingo, 13 de outubro, às 12h15, na Catedral, com a São Paulo Schola Cantorum. O grupo apresentará peças de mestres responsáveis pelo repertório musical da antiga igreja da Sé (demolida em 1912) até a atual (inaugurada em 1954), com um recorte especial da série Concertos Cripta, iniciada em 2019 e que já levou à Catedral mais de 50 performances com acesso gratuito.
No dia 19 de outubro, às 17h30, na cripta da igreja, será a vez do grupo Música Manuscrita se apresentar. Especializado em música ancestral, o conjunto levará ao público uma série de canções litúrgicas da Idade Média. Para essa e demais apresentações na cripta, a distribuição de ingressos acontecerá uma hora antes do espetáculo, na própria Catedral.
Em 15 de novembro, o septeto de metais Clave de Sampa fará duas apresentações inéditas na Praça da Sé, às 11h e às 14h, com acesso livre. O concerto terá a participação do carrilhão de sinos da Catedral – o maior da América Latina – e o repertório trará peças clássicas de compositores como Bach e Verdi, obras ligadas à história dos povos que formam a São Paulo e temas de filmes exibidos no antigo Cineteatro Santa Helena.
OUTRAS ATIVIDADES
Como parte de sua produção, a série de documentários apoia também a realização de três atividades ligadas à produção de imagens. Desdobrando as formas de olhar para ambas, no dia 19 de outubro, será realizada a visita do grupo de desenhistas Urban Sketchers. O encontro, que reúne dezenas de entusiastas realizadores de ilustrações urbanas, será documentado e fará parte da montagem de um dos filmes.
Com acesso gratuito a espaços como a cripta e o coro da Catedral, os inscritos e selecionados poderão ver de perto aspectos dos vitrais e capitéis com esculturas da fauna e flora brasileiras. Inscrições gratuitas via @usksaopaulo.
Também será realizada uma série de oficinas sobre a construção de imagem fotográfica, voltada a alunos da rede de ensino pública. Todas as atividades também serão documentadas e farão parte dos filmes. “A ideia é que tenhamos nos minidocumentários, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre os espaços e características da Praça e da Catedral como também a respeito das formas de produção e recepção dessas imagens desde o século XIX até hoje”, afirma Camilo Cassoli, responsável pela idealização e direção da obra.
Ainda como parte das comemorações, no dia 3 de novembro, será realizada uma visita do grupo Click a Pé, em uma reedição do encontro que, em 2019, reuniu mais de 400 fotógrafos no local. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente por meio do Instagram @clickape.
Todos os minidocumentários produzidos serão veiculados na CultSP Play, plataforma de vídeos culturais gratuita da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
APRESENTAÇÕES MUSICAIS
13/10 (domingo) – Nave – 12h15 – São Paulo Schola Cantorum
Acesso livre
19/10 (sábado) – Cripta – 17h30 – Música Manuscrita – Retirada de ingresso 1h antes do espetáculo na Catedral
09/11 (sábado) – Cripta – 13h – Flávia Prando – 16h30 – Ivan Sacerdote e Tom Cykman – Retirada de ingresso 1h antes do espetáculo na Catedral
15/11 (sexta) – Praça da Sé – 11h – Clave de Sampa + Sinos do Carrilhão da Catedral – 14h – Clave de Sampa + Sinos do Carrilhão da Catedral – Acesso livre
23/11 (sábado) – Cripta – 13h – Fábio Caramuru – 16h30 – Celina Charlier e Maria Emília Moura Campos – Retirada de ingresso 1h antes do espetáculo na Catedral
24/11 (domingo) – Nave – 12h15 Quarteto Aquarela – Acesso livre
30/11 (sábado) – Cripta – 13h – Fernanda Ribeiro, Guilherme Gimenez e João Bessorni – 15h30 Ygor Alberto, Guilherme Carvalho e Luísa Rezende.
Informações detalhadas sobre os concertos nos perfis @concertoscripta e @catedraldasesp
VISITAS
19/10 (sábado) – 14 às 17h – Visita desenhos / Urban Scketchers
Inscrições por meio do Instagram @usksaopaulo
03/11 (domingo) – 12h30 às 17h – Visita fotos / Click a pé
Inscrições por meio do Instagram @clickape
Foto: Divulgação