A Casa Guilherme de Almeida, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Organização Social Poiesis, está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Aprimoramento em Tradução Literária. A iniciativa busca promover o desenvolvimento do senso crítico dos participantes em relação às questões estéticas suscitadas pela literatura traduzida.
Criado em 2020, o Programa é destinado para pessoas que estejam traduzindo uma obra literária, de qualquer língua estrangeira para o português, com objetivo de publicá-la sem a necessidade de ter um contrato de edição.
Durante os encontros, os participantes discutirão sobre as próprias traduções em curso, sendo incentivados a refletir sobre a adequação das soluções tradutórias, além das questões editoriais que afetarão os seus textos após a finalização.
JIRO TAKAHASHI, SERÁ O COORDENADOR DO PROGRAMA NESTA EDIÇÃO
Com longo currículo no mercado editorial, Jiro iniciou a sua carreira na Editora Ática em meados dos anos 1960. Participou da criação das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Grandes Cientistas Sociais, Autores Brasileiros, Autores Africanos, entre outros. Atuou também na direção editorial da Nova Fronteira e dos grupos Ediouro e Rocco, além de fundar a Editora Estação Liberdade em 1990 e atualmente é editor executivo da Nova Aguilar.
Serão destinadas duas bolsas, concedidas por ordem de inscrição, para pessoas negras, indígenas, transgênero e/ou com deficiência ou pessoas com renda familiar isenta de imposto que tenham sido aprovadas no processo seletivo.
O edital completo e formulário de inscrição estão disponibilizados no site da Casa Guilherme de Almeida. As pessoas interessadas devem se inscrever gratuitamente até o dia 23 de março.
SERVIÇO
Programa de Aprimoramento em Tradução Literária
Inscrição: até 23 de março de 2025
Edital completo e demais informações no site
Foto: Divulgação do acervo bibliográfico de Guilherme de Almeida