A Prefeitura de Carapicuíba, através da Secretaria de Saúde, realizou, no sábado, 25, a Plenária Municipal de Saúde na Faculdade Estácio. Representantes de vários segmentos sociais do Sistema Único de Saúde SUS (prestadores, gestores, trabalhadores e usuários) se reuniram para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política pública de saúde.
A Lei Federal nº 8142/90 determina que, a cada quatro anos, esses representantes se reúnam para avaliar a situação de saúde e propor ideias.
Por isso, a plenária teve como objetivos: reavaliar as diretrizes da Conferência Municipal de Saúde e compatibilizá-las com o temário da 9ª CES/SP, priorizar duas diretrizes por eixo temático referentes às competências e responsabilidades da Gestão Estadual e Federal do SUS e eleger pessoas delegadas para a Etapa Regional/Macrorregional correspondente.
Vale ressaltar que as Conferências de Saúde constituem espaços potentes de participação política da população em defesa da saúde – como direito das pessoas e de coletividades, do Sistema Único de Saúde (SUS) e da democracia, sendo fundamentais para o fortalecimento do processo de participação social na gestão do SUS.
Foto: PMC