Carapicuíba e Francisco Morato já possuem novo sistema de bilhetagem eletrônica com pagamento em PIX e recarga online

Compartilhe

Os usuários do transporte público de Francisco Morato e Carapicuíba, municípios da Grande São Paulo, já podem recarregar seus cartões de transporte via aplicativo, com cartão de crédito ou PIX, e realizar compra de passagens via QR Codes. A modernização é uma parceria entre a Empresa 1 e as companhias Del Rey, ETT e Moratense. Toda a frota conta com essas ferramentas e não foi necessário fazer troca dos cartões já em utilização pela população.

“Nossas tecnologias são grandes aliadas da mobilidade urbana. Em 1997, nós implantamos no Brasil o primeiro sistema de bilhetagem eletrônica para transporte público, trocando o ticket de papel por um cartão inteligente. De lá pra cá, estamos construindo um transporte público coletivo com muito mais oportunidades em todo o país. Além de mais comodidade para os usuários, a tecnologia embarcada permite uma atualização mais ágil de novas ferramentas”, conta Marcionílio Sobrinho, Chief Growth Officer (CGO) da Empresa 1, centro de inovação em mobilidade urbana que atende mais de 160 cidades no Brasil, e supervisiona 76 datacenters.

Marcionílio destaca que, ao investir em novas tecnologias com foco na experiência do usuário, hoje, a Empresa 1 oferece uma experiência com alto nível de praticidade e agilidade. “Facilitamos as recargas e assim reduzimos as filas. Ao incluirmos múltiplas formas de pagamento, nosso objetivo é melhorar ainda mais a vida dos passageiros, tornando-os protagonistas de suas jornadas de mobilidade urbana”, comenta.

O Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) implantado em Francisco Morato e Carapicuíba é um serviço 100% on-line e com comunicação simultânea com a nuvem, o que significa que qualquer situação incomum pode ser identificada e resolvida rapidamente pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Com esse tipo de tecnologia, também foi possível otimizar o banco de dados e evitar que necessite de troca dos cartões já em circulação nas cidades.

Com a recarga on-line, por meio do aplicativo SI.GO, o passageiro pode carregar seu cartão on-line de onde estiver, utilizando o cartão de crédito ou o PIX e o crédito fica disponível em uma conta digital.

Para Micael Martins, gerente de garagem da Empresa de Transporte e Turismo Carapicuíba, a adoção da tecnologia, resolveu um problema antigo, de mais de 5 décadas. “Durante mais de 50 anos, enfrentamos desafios com o sistema de bilhetagem eletrônica. Foi então que decidimos inovar e transformar esse processo. O grande desafio era lidar com um sistema que ainda dependia de dinheiro físico, o que significava que, em muitas garagens, a contagem manual de dinheiro era uma prática comum. Decidimos mudar isso, modernizando a bilhetagem para resolver esses problemas antigos e trazer mais eficiência ao setor”, ressalta. “Nosso principal foco foi considerar o impacto na experiência do cliente. Questionamos se seria necessário emitir novos cartões para todos os usuários e como implementar essa mudança em uma cidade inteira de uma só vez. Foi então que entendemos que a solução deveria ser invisível para o cliente. Decidimos manter o cartão atual e realizar toda a atualização no back-end, para que o impacto fosse minimizado”, pontua.

Para quem precisar comprar uma passagem unitária, também é possível adquiri-la como QR code no aplicativo e apresentá-lo no leitor presente na catraca do transporte. Isso diminui o dinheiro em circulação dentro do veículo, sendo mais uma medida de comodidade e segurança.

Em Francisco Morato, o sistema de bilhetagem estava rodando há mais de 10 anos, e a empresa buscava alternativas para dar outras formas de atendimento aos usuários, limitando-se ao cartão e ao dinheiro. “Precisávamos de uma solução mais adequada para os tempos atuais, por isso decidimos fazer a mudança. Não podíamos continuar presos ao dinheiro, que é limitado e pode se esgotar. Com a nova tecnologia, o cliente pode usar um simples cartão de débito ou crédito, facilitando o pagamento e proporcionando uma experiência mais prática e moderna”, ressalta João Batista Costa, presidente do Grupo Del Rey e Moratense.

Para Welinton Magalhães, Gerente de TI do Grupo Del Rey e Moratense, a migração para um novo sistema foi rápida e eficiente. “Saímos de um sistema que já dominávamos e começamos do zero com uma nova abordagem. Enfrentamos desafios com relatórios e com o aprendizado do novo sistema, mas conseguimos superar essas dificuldades. Queríamos oferecer atendimento por aplicativos e redes sociais, além de fornecer informações de localização para os usuários e automatizar o atendimento. A migração foi concluída de forma impecável”, finaliza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.