Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até o dia 15 de setembro em Itapevi

Compartilhe

A Prefeitura de Itapevi segue orientações da Secretaria estadual de Saúde e prorroga até o dia 15 de setembro a Campanha de Vacinação contra a Gripe/Influenza. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, sendo uma forma de deixar a população protegida contra essas doenças no inverno.

HORÁRIO ESTENDIDO

Vale lembrar que, desde o final do mês de junho, a Prefeitura aplica doses dos imunizantes de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Suburbano e do Vitápolis.

Em todas as demais unidades de saúde do município a aplicação dos imunizantes acontece de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h. A Prefeitura solicita que as pessoas levem as carteirinhas de vacinação e CPF para facilitar o processo de imunização.

VACINAS DA GRIPE E DA COVID PODEM SER RECEBIDAS SIMULTANEAMENTE

A aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Gripe podem ser recebidas simultaneamente, independentemente da idade, inclusive as crianças a partir de 06 meses.

COBERTURA VACINAL DA GRIPE

Dados da Secretaria de Saúde de Itapevi deste mês de agosto apontam que atualmente registra uma cobertura de 50,5% do grupo prioritário. A meta de cobertura vacinal contra a gripe em Itapevi é de 90%. Foram aplicadas 64.149 doses. Vale lembrar que as crianças recebem as 1ª e 2ª doses do imunizante. Do público-alvo a expectativa é imunizar 73.497 pessoas.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que incluem pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação.

ALERGIA A OVO

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

SOBRE A VACINA

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam nos últimos anos no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (Organização Mundial de Saúde) (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Foto: Gabi Soares/PMI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.