Apesar do aniversário da cidade ter caído no domingo de Carnaval, dia 19 de fevereiro, e as celebrações oficiais estarem programadas para o sábado, dia 25, a data foi comemorada com uma cerimônia de hasteamento das bandeiras. Lázaro Suave, conduziu e hasteou a bandeira da Ordem dos Emancipadores; o presidente da Câmara, Carmônio Bastos, a bandeira de Osasco; e o prefeito Rogério Lins, a bandeira do Brasil.
A chuva alterou a programação. O hasteamento, que aconteceria no boulevard em frente à Prefeitura de Osasco, foi transferido para a Sala Luiz Roberto Claudino, a Sala Osasco, onde foi também oferecido um café da manhã para os convidados.
No dia 19 de fevereiro de 1962, o “sim” venceu o “não” e Osasco conquistou a sonhada emancipação da capital paulista. Os emancipadores lutaram anos para que o bairro até então esquecido pela administração da capital conquistasse a independência para se tornar o município que é hoje, com o segundo maior PIB do Estado.
“Osasco se transformou em uma das mais importantes cidades do país. E reconhecemos o trabalho e a luta dos emancipadores e dos anônimos que lutaram junto para que Osasco se emancipasse. Temos uma história que precisa ser sempre lembrada por gente que lutou para tornar Osasco o que ela é”, frisou o presidente da Ordem dos Emancipadores, Lázaro Suave.
Os emancipadores são sempre as principais estrelas da festa de aniversário de Osasco. Sem a dedicação de homens e mulheres — que se uniram com a população para emancipar o município — não haveria Executivo e tampouco o Legislativo, se não fosse o esforço dos emancipadores, inclusive os anônimos.
Falando em nome de todos os parlamentares, o presidente da Câmara de Osasco, Carmônio Bastos (Podemos) parabenizou o município pelos seus 61 anos e reafirmou o compromisso da Casa de Leis em promover o desenvolvimento do município em parceria com o poder executivo.
“A Câmara Municipal tem muito trabalho para fazer pelo bem de Osasco. A parceria com o Executivo continua forte, estamos sempre à disposição para aprovarmos os projetos que beneficiam a nossa população. Todos os vereadores dedicam-se a fazer de Osasco a cidade que ela é — o segundo maior PIB do Estado e o sétimo do país. Somos uma cidade com muita capacidade e a população pode contar com a Câmara”, disse Carmônio Bastos.
À frente da administração municipal em seu segundo mandato, o prefeito Rogério Lins (Podemos) agradeceu aos emancipadores e a todos os cidadãos osasquenses que ajudam a transformar a cidade e torná-la uma das mais importantes do país. Lins acredita que o município tem muito potencial para ser explorado e aposta na união das forças para que Osasco cresça ainda mais.
“É um orgulho estar na administração desse município. Nós nos esforçamos para honrar a todos os que apostaram no nosso trabalho. Sou um servidor público e o meu papel é esse: servir o público, servir a população de Osasco. Nós temos muito potencial. Osasco é uma cidade jovem, que tem muito potencial e eu sei que todos nós trabalhamos em conjunto para que possamos crescer ainda mais”, afirmou Lins.
Foto: Robson Cotait