A Câmara Municipal de Osasco aprovou, nesta quinta-feira, 24 de abril, projeto de iniciativa parlamentar que representa importante avanço para crianças e adolescentes oriundos de programas de acolhimento.
O plenário aprovou o Projeto de Lei 1/2024, que dispõe sobre a prioridade de matrícula para alunos residentes em serviços de acolhimento institucional nas escolas de período integral da Rede de Ensino de Osasco.
Autor do projeto, o vereador Josias da Juco (PSD) explicou que o texto representa um benefício muito grande para as crianças e adolescentes acolhidos nesses espaços. Isso porque as escolas de tempo integral oferecem atividades no contraturno das aulas, ajudando a fortalecer aspectos emocionais e sociais dos estudantes.
“Priorizar os alunos em situação de acolhimento, vem ao encontro do acolhimento escolar, que é uma importante política nas escolas que atuam em período Integral, pelo fato de os alunos passarem a maior parte do dia no ambiente de ensino”, justificou o parlamentar.
O texto recebeu 15 votos favoráveis em segundo turno e será encaminhado à apreciação do prefeito Gerson Pessoa (Pode), que tem poder de sancionar ou vetar.
CIDADÃO OSASQUENSE
O plenário ainda aprovou, em votação única, com 16 votos favoráveis, o Projeto de Decreto Legislativo 6/2025, que trata da concessão de Título de Cidadão Osasquense ao empresário Edilson Devechio, do Grupo Deveck. A empresa atua na área da construção civil.
Segundo o autor da proposta, vereador Guilherme Prado (PRD), além de empresário bem-sucedido e morador de Osasco, Edilson tem atuação impactante junto à sociedade osasquense.
“É um morador muito antigo da nossa cidade. Empresário, contribui para vários projetos importantes e, agora, essa Casa vai ter a honra de reconhecê-lo como cidadão osasquense”, justificou Guilherme Prado, após a votação.
Foto: Ricardo Migliorini / CMO