Botafogo volta a liderar o Campeonato Brasileiro após quase dez anos

Compartilhe

Nove anos e nove meses depois, aproximadamente, o Botafogo está de volta à liderança do Campeonato Brasileiro. A dramática vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo, no domingo, 30 de abril no Maracanã, levou o Glorioso aos nove pontos, sendo a única equipe com 100% de aproveitamento após três rodadas.

A última oportunidade na qual o Botafogo esteve na ponta da tabela do Brasileirão foi em agosto de 2013, quando venceu a Portuguesa por 3 a 1, no Canindé, em São Paulo, pela 15ª rodada. A equipe não manteve o ritmo e terminou a competição em quarto lugar. O título ficou com o Cruzeiro, que ultrapassou o Glorioso na rodada seguinte, para não deixar mais o topo da classificação.

O triunfo sobre o Rubro-Negro estendeu para 12 partidas a sequência invicta do Alvinegro, a maior desde 2013, quando o time atingiu 19 jogos de invencibilidade. A marca atual envolve três duelos da Copa do Brasil, três da Copa Sul-Americana, três da Taça Rio (torneio que reuniu as equipes que terminaram a primeira fase do Campeonato Carioca do quinto ao oitavo lugar) e três pela Série A. São dez vitórias (sete seguidas) e dois empates.

O Botafogo iniciou a rodada na vice-liderança, com os mesmos seis pontos do Fluminense, mas atrás do rival pelo saldo de gols. O time dirigido por Luís Castro se beneficiou da derrota do Tricolor para o Fortaleza, no sábado, dia 29, por 4 a 2, na Arena Castelão, na capital cearense. O resultado levou o Leão do Pici, provisoriamente, ao primeiro lugar da tabela.

Para terminar a terceira rodada na liderança, somente a vitória interessava ao Botafogo diante do Flamengo. O Alvinegro foi mais eficiente no primeiro tempo e foi para o intervalo com 2 a 0 de vantagem. Aos 29 minutos, Tiquinho Soares cobrou o pênalti cometido pelo lateral Wesley em cima do também atacante Victor Sá e colocou o Glorioso na frente. Nos acréscimos, o volante Danilo Barbosa, de cabeça, ampliou.

Na segunda etapa, o lateral Rafael foi expulso após uma entrada no atacante Éverton Cebolinha e deixou o Botafogo com um a menos. O Flamengo aproveitou e descontou com o zagueiro Léo Pereira aos 12 minutos. Mesmo em inferioridade numérica e em meio à pressão rubro-negra, o Alvinegro chegou ao terceiro gol, novamente com Tiquinho Soares, aos 25. Aos 40, Léo Pereira descontou novamente, mas o placar não se alterou mais no Rio de Janeiro, muito também graças às defesas do goleiro Lucas Perri.

No domingo, 07 de maio, às 18h30 (horário de Brasília), o Botafogo terá pela frente o Atlético-MG, no Estádio Nilton Santos, também na capital carioca, pela quarta rodada. No mesmo dia e horário, o Flamengo (que sofreu a segunda derrota seguida e aparece na metade de baixo da tabela) tentará a reabilitação diante do Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba.

A terceira rodada do Brasileirão termina nesta segunda-feira, 1º de maio, com o duelo entre Vasco e Bahia, às 20h em São Januário, no Rio de Janeiro. O Cruzmaltino tem quatro pontos, enquanto o Esquadrão de Aço ainda não pontuou na competição.

OS RESULTADOS DO FIM DE SEMANA

SÁBADO – 29 DE ABRIL

Coritiba 1 x 1 São Paulo

Fortaleza 4 x 2 Fluminense

Palmeiras 2 x 1 Corinthians

Santos 3 x 2 América-MG

Bragantino 0 x 3 Cruzeiro

Atlético-MG 2 x 1 Athletico-PR

DOMINGO – 30 DE ABRIL

Flamengo 2 x 3 Botafogo

Internacional 1 x 0 Goiás

Cuiabá 1 x 2 Grêmio

CLASSIFICAÇÃO – 3ª RODADA

1º. Botafogo – 09 pontos

2. Fortaleza – 07

3. Palmeiras – 07

4. Internacional – 07

5. Fluminense – 06

6. Cruzeiro – 06

7. Grêmio – 06

8. São Pauli – 04

9. Vasco – 04

10. Atlético/MG – 04

11. Santos – 04

12. Bragantino – 04

13. Flamengo – 03

14. Athetico/PR – 03

15. Goiás – 03

16. Corinthians – 03

17.  Cuiabá – 01

18. Coritiba – 01

19. Bahia – 00

20. América/MG – 00

Fonte: Agência Brasileira de Notícias

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.