Barueri realiza reunião plenária sobre a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras 

Compartilhe

Visando a participação na 5ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CNSTT), que será realizada no segundo semestre em Brasília, a Secretaria de Saúde de Barueri mobilizou seus servidores na manhã de quarta-feira, dia 02 de abril, para a realização da Plenária Municipal da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

O encontro ocorreu no Centro de Eventos de Barueri e teve a participação de gestores e trabalhadores da saúde, membros dos conselhos de saúde de Barueri e de entidades e movimentos sociais e populares. Vários sindicatos foram convidados, mas não mandaram representantes.

OBJETIVO PRINCIPAL 

Milton Monti, secretário de Saúde de Barueri, explicou o objetivo do evento: “Estamos fazendo esta plenária para discutir a saúde do trabalhador e da trabalhadora para elaborarmos o plano municipal de saúde. Queremos a participação da sociedade civil, dos sindicatos, do governo e dos nossos colaboradores. Nossa intenção é que o debate traga boas propostas e nós vamos aproveitá-las para sempre melhorar o atendimento da saúde”, afirma ele.

PARTICIPANTES 

A fim de haver uma melhor discussão, os convidados foram divididos em três grupos com os seguintes temas

Eixo 1: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Ativadora: Danila Martins Martelli;

Relatora: Mônica Marreginelle;

Secretárias: Ivani Maria de Souza e Priscila Matsuzaki Pereira.

Eixo 2: Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Ativadora: Camila Ramos Nascimento;

Relatora: Renata Fazzio Martins;

Secretária: Ximene Ribeiro,

Eixo 3: Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para a Efetivação do Controle Social

Ativador: Clóvis José de Sá;

Relatores: Marcus Vinicius Bezerra e Mari Tavelli.

TEMAS

Vários temas relativos à saúde física e mental dos trabalhadores foram abordados, inclusive assédio moral e sexual, racismo, desvios de funções, participação popular nas discussões, engajamento de trabalhadores formais e informais, educação e capacitação e muitos outros.

Giselle Rodrigues, coordenadora da Escola de Saúde de Barueri conduziu ao final do evento uma votação para aprovação das dezenas de diretrizes (instruções) e moções (proposições) que foram compiladas. Após uma breve apresentação pessoal, houve também a eleição dos seguintes conselheiros, que representarão Barueri na Conferência Macrorregional, que será realizada on-line brevemente.

Usuários – Titular: Fabrício das Chagas de Sousa da Silva e Gérson de Oliveira;

Suplentes – Sinival Oliveira Moraes e Dirce Aparecida Marcondes.

Gestores – Titular: Elaine de Fátima Fonseca Lima;

Suplente – Andreia Aparecida Matias.

Trabalhadores – Titular: Danila Martins Martelli;

Suplente – Lucas Guilherme Lino.

OPINIÕES

Um ativador: “Senti que o meu grupo estava muito ligado e participativo na discussão dos temas. É bom demais vê-los agindo dessa maneira”, revela Danila Martelli, assistente social do Serviço de Assistência Especializada (SAE Barueri).

Um conselheiro: “A nossa reunião foi muito produtiva. Pudemos discutir vários assuntos. Sou conselheiro da UBS do Jardim Santa Cecília e integro o Conselho Municipal. Se a gente não se doar, as coisas não melhoram”, ensina Sinival Oliveira, líder comunitário.

Até o dia 15 de junho ocorrem as etapas estaduais e distrital da CNSTT. A realização da etapa nacional está prevista para o período de 18 a 21 de agosto na capital federal. Todos os participantes tiveram um QR code à disposição para fazer críticas e sugestões acerca do conteúdo e de outros assuntos pertinentes ao evento.

Foto: Beatriz Lucato/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.