Em mês de festa do 76° aniversário da emancipação político-administrativa de Barueri, quem recebe presentes é a população. E neste sábado, 29 de março, a partir das 10h, o governo municipal encerra a maratona de entrega de equipamentos públicos, com dose dupla de benefícios, inaugurando o novo e vistoso prédio da Emeief Anna Irene Mazaro de Freitas (unidade totalmente reconstruída), bem como a reformada e adaptada Estação Cultural Parque Viana “Jair Honório Domingos”.
Os dois investimentos da Prefeitura de Barueri estão localizados na Estrada dos Pinheiros, no Parque Viana, sendo a antiga biblioteca no número 185 e a escola no 198.
Em amplo espaço, com entradas separadas, a unidade escolar passa a ter cinco pavimentos para continuar atendendo alunos de 06 a 14 anos de idade. E tem como novidade a instalação de novos ambientes para agregar crianças com idade até 05 anos, tornando-se Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Com duas escolas no mesmo prédio, a Prefeitura de Barueri amplia a oferta de vagas na região do Parque Viana.
A nova Emeief Anna Irene Mazaro de Freitas foi edificada em terreno de 5.137,84 m², sendo a área construída de 11.093,14 m². Conta com estacionamento coberto, 10 salas de aula para a Educação Infantil, 18 salas de aula para o Ensino Fundamental, além de elevadores, laboratórios, pátios cobertos, energia solar, reaproveitamento de água e adequação de todas as normas de acessibilidade, edificações e salubridade; playground e jardim, auditório, sala de leitura, sala multiuso, brinquedoteca, vivência, refeitório, estacionamento público externo e quadra poliesportiva.
ESTAÇÃO CULTURAL REFORMADA E ADAPTADA
Em frente à escola, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, reinaugura a Estação Cultural Jair Honório Domingos, cujo prédio passou por reforma geral e adaptação de salas e demais espaços, tendo como objetivo central atender crianças, jovens, adultos, idosos, incluindo pessoas com deficiência, de forma a dotá-los de melhor funcionalidade, conforto e segurança.
A reforma geral e adaptação da Estação Cultural Parque Viana tem ainda como finalidade, dentre outros itens, proporcionar a prática constante de atividades culturais, artísticas e sociais às famílias. Visa também formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de colaborar com a cena da arte e cultura onde estiverem inseridos e de agir de maneira responsável na sociedade.
O prédio da Estação Cultural Parque Viana tem 784,11 m² de área construída em terreno de 1.781,58 m². De cara nova, poderá ampliar o seu atendimento saltando de 500 para até cerca de 1.100 alunos.
O projeto do Espaço Cultural Parque Viana envolveu a implantação de acessibilidade (balcão, sanitários e piso tátil), substituição do piso interno por porcelanato antiderrapante, troca de peças sanitárias, louças, metais e divisórias (cozinha, sanitários e lavanderia); pintura geral interna e externa (edificação e gradil); revisão elétrica, hidráulica, lógica, esgoto e águas pluviais, bem como da cobertura com a substituição de telhas metálicas, calhas, rufos e condutores de águas pluviais; instalação de janelas e portas, forro de gesso, luminárias e ventiladores.
MAIS OBRAS ENTREGUES
Na sexta-feira, 28 de março, a Prefeitura de Barueri entregou também a Estação Cultural Luiz Odair de Sousa, no Parque Imperial. O prédio foi totalmente reformado na Rua Duarte da Costa, 15, na entrada do bairro.
No sábado, 22, foi a vez moradores do Jardim do Líbano celebrarem a inauguração da UBS Roque Ribeiro Machado, entregue a quatro dias de Barueri completar 76 anos de existência. A moderna obra pública de saúde é 21ª unidade básica da rede municipal, e está localizada na Estrada das Pitas, 920. Ao lado da UBS, a população recebeu ainda uma praça de lazer totalmente equipada.
Foto: Clauber Drone/Secom Barueri