A cidade de Barueri se destaca mais uma vez na área da educação. No dia 2 dezembro, chegou a informação de que a cidade havia conquistado o “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, na categoria Ouro, e com a nota máxima: 100!
Esse selo é uma iniciativa do Ministério da Educação, do Governo Federal, e foi criado em três categorias (Ouro, Prata e Bronze), em reconhecimento às boas práticas de alfabetização em todo o país. Para concorrer ao prêmio de qualificação, Barueri, assim como todos os outros municípios inscritos, precisaram comprovar, através de documentos oficiais, todas as estratégicas de políticas públicas para alfabetizar, atendendo a 20 critérios que deveriam ser homologadas e assinadas pelos respectivos secretários de Educação.
Em Barueri, o secretário da pasta, Celso Furlan, aderiu ao “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” em 2023 e, desde então, a secretaria vem adotando ações estratégicas focadas na alfabetização. Essas ações incluem: gestão e governança, formação continuada de gestores e professores, avaliações (como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp), avaliação de fluência leitora, entre outras da rede que acontecem, assim como algumas plataformas de incentivo à leitura, a exemplo do “Elefante Letrado”. Esta plataforma específica (Elefante Letrado) objetiva desenvolver o hábito da leitura e a compreensão leitora em crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com o apoio das novas tecnologias.
Para Lucina Dias Batista, diretora do Departamento de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Barueri, “o Selo Ouro Compromisso com a Alfabetização é importante porque comprova a eficácia da implementação das políticas públicas em alfabetização que a Secretaria de Educação adotou. Dessa forma, indica que a Educação de Barueri percorre um caminho coeso, correto e seguro. Além de celebrar as conquistas e avanços obtidos durante o ano letivo, essa premiação nos direciona para a ampliação de estratégias de qualidade na educação pública”, declarou.
Foto: Lourivaldo Fio/Secom