Barueri comemora o Dia do Consumidor, dando dicas úteis para quem compra 

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Em 15 de março é comemorado internacionalmente o Dia do Consumidor. A criação veio para fortalecer os direitos de quem consome, assegurando sua proteção, na busca do equilíbrio das relações de consumo.

Nesta data, o comércio promove o anúncio de várias ofertas ao seu público, mas seguindo a onda de facilidades e promoções, também encontramos pessoas mal-intencionadas, que procuram agir de má fé, efetuando fraudes, golpes e ações abusivas.

E para evitar que as pessoas caiam nessas verdadeiras armadilhas é que a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict), por meio do Procon unidade Barueri, conhecido órgão de defesa do consumidor, orienta como se precaver destas modalidades desonestas.

Algumas dicas são muito úteis, tais como: pesquisar antecipadamente o preço do produto desejado, bem como a condição de pagamento disponibilizada pelo fornecedor; conferir se há o produto desejado em estoque e o prazo de entrega; e suspeitar de anúncios recebidos por meio de rede sociais e aplicativos de mensagens.

CUIDADO COM AS FACILIDADES 

Através dos atendimentos realizados pelo Procon, foram constatados golpes que acontecem em anúncios recebidos pelas redes sociais ou sites. Neles, os consumidores são direcionados para aplicativos de mensagens para “finalizar a suposta compra”, resultando em pagamentos feitos a pessoas físicas e não empresas, o que não é comum, por isso é importante conferir sempre quem recebe o valor.

Outro golpe comum se dá quando o preço anunciado é muito abaixo do mercado. O consumidor deve sempre ficar muito atento nesses casos e buscar compras somente em sites oficiais, conforme relatado nos dois próximos itens, que são: desconfiar de preços muito abaixo da média, pois podem indicar fraude; e verificar se o site é seguro. No momento da transação confira se, no canto superior esquerdo da tela, há um cadeado fechado (isso significa que a conexão é segura).

Fique atento aos sites falsos, pois eles são praticamente idênticos aos originais. Em caso de dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para confirmar se o preço praticado é aquele mesmo. Para trocar produtos, a dica é buscar informações sobre a política de troca da empresa, salientando que as trocas em razão de modelo, cor e tamanho não são obrigatórias. Já para compras online, conforme o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, a pessoa pode desistir da compra no prazo de sete dias, a contar da data da aquisição ou do recebimento do produto.

PÚBLICO PREFERIDO PARA GOLPES 

Muitas vezes, o idosos acabam sendo alvos fáceis de golpistas pelo desconhecimento de como operar sistemas digitais e por confiarem excessivamente nas pessoas. Mas o Procon não se esqueceu deles e presta algumas orientações para prevenção, que são:

Em hipótese alguma, o consumidor deve fornecer seus dados pessoais, muito menos senha de cartão, mesmo porque ele é pessoal e intransferível;

Importante também prestar atenção às entregas de presentes, brindes, cesta básica etc. de terceiros e as quais não comprou;

Outra dica é nunca deixar que estranhos tenham acesso ao celular e à imagem pessoal, através de fotos;

Procurar sempre estar acompanhado de uma pessoa de confiança ao realizar compras.

Em caso de dúvidas, o consumidor deve procurar o Procon.

 FUNCIONAMENTO 

O Procon está aberto a aqueles que tenham algum questionamento. Para utilizar o serviço, basta acessar o site oficial da Fundação Procon São Paulo www.procon.sp.gov.br. Já para atendimento presencial, é necessário agendamento prévio no site www.barueri.sp.gov.br/ganhatempo.

Caso o cliente se sinta lesado, ele pode registrar um boletim de ocorrência e procurar as instituições envolvidas. A coordenadora do Procon Municipal de Barueri, Katia Tomita, ressalta alguns cuidados já mencionados e reforça o conceito de compra consciente. “É importante que o consumidor sempre se atente as dicas de:

Pesquisar antecipada os preços, verificar se o site é seguro, no caso de compras online;

Tomar cuidado com os golpes e ter cautela na hora da compra, analisando se ela realmente é necessária, evitando assim o endividamento”.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Magoo Rodrigues, a data salienta o entendimento dos clientes em fazer escolhas mais assertivas e o suporte que a pasta oferece para a tomada de decisão sobre a compra. “O Dia do Consumidor é uma data fundamental para reforçarmos a importância da informação e do conhecimento sobre os direitos de quem compra e consome produtos e serviços. Um consumidor consciente faz escolhas mais seguras, evita prejuízos e contribui para um mercado mais justo e equilibrado. Aqui em Barueri, por meio do Procon e de outras iniciativas da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho, atuamos diariamente para garantir que a população tenha acesso a orientações e ao suporte necessários para consumir com segurança”.

Foto: Ana Guice/Secom

 

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