Atleta de Breaking, nova modalidade olímpica de Paris 2024, representa Barueri   no JUBs, em Joinville, na maior competição universitária da América Latina

Compartilhe

Os jogos do JUBs, maior competição universitária da América Latina acontecem, de 08 a 21 de outubro, na Cidade de Joinville, em Santa Catarina. Serão mais de 5 mil atletas de todo o Brasil se deslocando para esse grande evento. A competição é realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU).

Diretamente da capital de São Paulo, representando o Breaking, nova modalidade olímpica de Paris 2024, está o atleta Marcio Vinicius Nunes de Souza, 18 anos, conhecido como B-Boy Marcin, estudante de Educação Física da Faculdade Católica Paulista e integrante da Crew Dream Kids Brazil. Marcin é um dos grandes nomes da nova geração do Breaking Brasileiro.

Filho de uma enfermeira  e de um serralheiro, começou a dançar com 7 anos. Se destacou em eventos como: Brazil Battle Pro (GO), onde foi tri-campeão, Rival vs Rival (SP), 2º lugar no mundial Dance Summer Camp, em Portugal, participação no Lille Battle Pro, na França. Em 2020, perdeu a mãe vítima de Covid-19.

Tem sido por meio do Breaking que o estudante tira forças para seguir em frente, para treinar e lutar por seus sonhos e objetivos.  Esse ano na cidade do Rio do Janeiro ficou no Top 8 no  campeonato  de breaking Red Bull BC One, que é a maior e mais prestigiada competição de breaking 1×1 do mundo.

E na Cypher São Paulo ficou no Top 16. Marcin vem se destacando por ter uma dança limpa, por misturar o que era feito no passado com o presente, unindo movimentos acrobáticos de impacto e explosivos junto com sua dança. O ser completo não é algo desejável, mas, uma necessidade nos B-Boys e B-Girls de hoje em dia que pretendem competir em todos os cantos do mundo e almejar pódios!

Sobre sua participação no JUBs ele declara: “É uma grande oportunidade de mostrar e defender a minha dança. O Breaking já é uma realidade olímpica e precisa estar também nas competições escolares e universitárias pelo mundo. Esse ano teve Gymnasiade no Rio de Janeiro para os mais novos onde o Breaking brasileiro chegou nos primeiros lugares e agora o JUBs em Joinville para os universitários, onde estarei e vou fazer o meu melhor defendendo a minha dança! Esse diálogo com a nova geração é muito importante e deixa claro que o futuro já chegou! Estou feliz de participar!”, conclui.

O EVENTO

Sobre o evento, o diretor de Esportes e Eventos da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, Alessandro Gomes, declarou: “a expectativa é de um grande evento esportivo em Joinville. Estarão aqui, durante 15 dias, atletas universitários dos 27 Estados do Brasil. Serão disputadas dezenas de modalidades esportivas, com cerca de cinco mil participantes. O impacto econômico na cidade será significativo, com investimentos diretos em torno de R$ 10 milhões”. Para o secretário de Esportes de Joinville, André Mattos, é possivel comparar o JUBs aos jogos Pan-Americanos. Ele explana: “Em números absolutos, o JUBS equivale a sediarmos os Jogos Pan-Americanos. Mas, além do grande impacto econômico e turístico, também é uma estratégia de fomento ao desporto universitário local. A captação do JUBS contou com o apoio do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau”.

Foto: Lu Mazza e The Sarará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.