As quatro estações do ano inspiram crianças e adolescentes a participarem do VI Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim

Compartilhe

O Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim – é organizado pela autora e escritora Dulce Auriemo e realizado há mais de dez anos, com o objetivo de estimular o interesse pela leitura e escrita de crianças e adolescentes de 7 a 12 anos, estudantes de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil. A sexta edição (2020/21) está em andamento e já conta com centenas de trabalhos recebidos. Neste ano, por conta dos impactos causados pela pandemia na rotina escolar, a idade-limite foi ampliada para 13 anos e o prazo de envio dos trabalhos prorrogado para 08 de dezembro.

Para participar do Concurso, os pequenos autores devem escolher uma das três categorias: redação, mensagem ou poesia e escrever sobre o tema “Quatro Estações – Primavera, Verão, Outono e Inverno. Cada estação do ano tem seus encantos e particularidades e esses fenômenos da natureza afetam o sentimento das pessoas”. Não há necessidade de inscrição: o envio da obra em uma das categorias aceitas pela organização do Prêmio já configura a participação. A temática desta edição pretende incentivar à reflexão de crianças e adolescentes sobre as possibilidades do novo ciclo, que representa um recomeço, como a natureza que se transforma a cada estação.

A coordenadora pedagógica do Colégio Porto União, Taciana Aceiro, destaca a motivação dos alunos e o envolvimento de professores e familiares no processo. “Desde que recebemos o convite para participar da edição, há 7 anos, imediatamente confirmamos nossa presença e nossos alunos puderam criar seus textos com uma maior motivação, sabendo que suas escritas estavam concorrendo à premiação. Utilizamos o tema do concurso nas aulas de redação e, após as devidas intervenções das professoras, os alunos realizam a reescrita na folha oficial e enviamos os termos do concurso às famílias. É sempre muito importante todo o processo e costumamos incentivar a participação de todos”.

Para a premiação, serão escolhidos 250 trabalhos. Todos os premiados: vencedores, destaques e selecionados vão receber 3 exemplares da VI Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim 2020/21: um livro especialmente preparado com os manuscritos originais dos trabalhos premiados no concurso e, também, devidamente digitalizados e revisados conforme a norma culta da Língua Portuguesa. E os vencedores e destaques receberão o Troféu Espantaxim e a coleção completa de livros e CDS do Projeto Espantaxim.

O regulamento completo do Prêmio Espantaxim 2020/21 conta com o Portal do Professor, com dicas e informações que ajudarão o professor na orientação dos alunos e no desenvolvimento dos trabalhos. E pode ser consultado neste link.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.