Nesta semana, os agentes de trânsito da cidade de Jandira reuniram-se com agentes de segurança, policiais militares, guardas municipais e servidores para participar da solenidade de encerramento da Oficina de LIBRAS – modalidade “Sinais Básicos”, realizada em parceria com a SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri).
A oficina, que foi disponibilizada no período de fevereiro a julho de 2023, com carga horária de 30h, representa mais um avanço no departamento que se refere à mobilidade urbana de Jandira, que tem se destacado não somente no município, como em toda a região.
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a segunda língua oficial do país, reconhecida pela Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Diante disso, percebe-se que a comunicação com a comunidade surda é essencial em atividades diárias, e a LIBRAS é uma ferramenta poderosa que rompe barreiras e garante um atendimento inclusivo e eficiente.
“Essa ação é um marco importante para a inclusão e acessibilidade em nossa cidade. A inclusão de pessoas com deficiência é um princípio fundamental para uma mobilidade urbana verdadeiramente acessível e igualitária”, disse o secretário de Mobilidade Urbana e Transportes, Alexandre Jurcovichi.
“Ao investir na capacitação de nossos agentes de trânsito, estamos trabalhando para garantir que todos os indivíduos possam se deslocar com segurança e facilidade em nosso município. Além disso, essa iniciativa reitera o nosso compromisso em promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos. Estamos empenhados em criar um ambiente urbano acolhedor, onde todas as pessoas se sintam valorizadas e possam desfrutar plenamente de seus direitos”, completou Jurcovichi.
Foto: SEMURB