A Prefeitura de Barueri, através da Secretaria da Mulher, organiza anualmente a “Semana da Visibilidade Trans”, que marca o início da programação do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. Iniciado no dia 26 de janeiro com palestra ministrada pelos advogados Márcia Rocha e Vitor Dell`Orti, da OAB Barueri, tem como tema principal desta edição a frase “Por Uma Vida que Contrarie as Estatísticas!”.
A programação é gratuita, aberta ao público em geral e inclui diversas atividades educativas sobre o movimento trans. Para os organizadores, o evento é uma oportunidade para conscientizar a população sobre o preconceito e a discriminação contra travestis, transexuais e transgêneros, além de propor reflexão à Rede de Atendimento do município no que se refere às nossas práticas cotidianas para promoção de inclusão.
As atividades acontecem até o dia 22 de fevereiro (veja programação de fevereiro), mas essa atuação não se limita à “Semana de Visibilidade Trans”, pois a Secretaria da Mulher de Barueri, com o intuito permanente de ampliar as discussões e os espaços de debates sobre a temática, colocou essa importante pauta na programação de suas ações ao longo de 2024. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Mulher pelo telefone (11) 4706.4046 ou pelo e-mail: [email protected]
PROGRAMAÇÃO DE FEVEREIRO DA VISIBILIDADE TRANS
Data Hora- Local Público-alvo
Dia 22 – 08h30- Projov Alunos – na Rua Pará, 159, na Nova Aldeinha
Dia 22 – 13h- Projov Alunos – na Rua Pará, 159, na Nova Aldeinha
ATIVIDADE ITINERANTE
A Comunidade Feminina em Movimento estará no Centro de Capacitação Profissional e de Lazer (CCPL) Abade Gonzaga dos Santos (Rua das Orquídeas, 62, Jardim Flórida), às 12h para a “Semana de Visibilidade Trans” e das 13 às 17h também para o “Especial Semana do Carnaval” com diferentes atividades como: alongamento, ritmos, localizada, feira da mulher empreendedora, oficina de tiaras, esmaltação e design de sobrancelhas, carrinho de pipoca etc., além de atendimento com fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista (das 13 às 15h).
Foto: Allisson Roberto / Arquivo Secom