O que esperar do novo Papa? – *Padre Eliomar Ribeiro de Souza SJ

Compartilhe

Há 180 anos, jovens seminaristas foram convidados a um gesto simples, mas transformador: oferecer suas vidas diariamente pela missão da Igreja. Assim nasceu a Rede Mundial de Oração do Papa, aprovada por Pio IX com a missão de propagar a devoção e a espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus. O que antes era conhecido como Apostolado da Oração hoje reúne 22 milhões de membros em 96 países, além de mais de três milhões de integrantes do Movimento Eucarístico Jovem, presente em 59 nações. A proposta é clara: fortalecer a vida espiritual para que cada pessoa seja um sinal vivo de Cristo em sua realidade cotidiana.

É nesse contexto de oração e compromisso que as expectativas sobre o pontificado do Papa Leão XIV se insere. O que esperar de seu ministério? Esperamos que ele confirme a missão de Cristo, preserve a unidade da Igreja e nos inspire a continuar nosso pequeno, mas significativo, serviço de oração pelos desafios da humanidade, seguindo as intenções mensais que ele mesmo nos propõe.

O novo Papa carrega em sua trajetória um testemunho marcante. Sua atuação missionária entre os povos empobrecidos do Peru concedeu um olhar profundo sobre as dores do mundo. Em um cenário onde a paz e a fome se destacam como desafios urgentes, a Igreja não pode se fechar em si mesma. A exemplo do Bom Pastor, ela é chamada a buscar as ovelhas perdidas e cuidar delas. É esse o caminho que esperamos que o Papa reforce: uma Igreja atenta, presente e ativa nas realidades mais vulneráveis.

É um sinal de esperança ver que o novo Papa está próximo de tantas pessoas que neste tempo do Jubileu da Esperança chegam a Roma. A Igreja se aproxima das pessoas através de bispos, padres, diáconos, catequistas, religiosos e religiosas que testemunham o amor de Cristo pela humanidade. Que o novo Papa tenha saúde e audácia para continuar apontando o caminho do mundo em manter o olhar fixo no Cristo Ressuscitado e no serviço aos amados por Ele.

*Padre Eliomar Ribeiro de Souza é padre jesuíta, diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa, diretor-geral da Edições Loyola e autor do livro Diário do Coração;

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.