Dando sequência à mobilização contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Itapevi realiza neste sábado, 17 de maio, mais uma edição do Mutirão Todos Contra a Dengue 2025. A ação, que acontece no Vitápolis, tem o objetivo de eliminar focos do mosquito e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
A ação acontece nas ruas Paulo José Fernandes, Pitombas, Graviola, Cerejas, Codorna, Gaivotas, Cajamangas, Marcos José de Souza, Mangabas, Carambolas, Cajus, Mediterrâneo e Umbus
COMO FUNCIONA O MUTIRÃO?
As ações acontecem, sempre aos sábados, com equipes da Secretaria de Saúde e do Departamento de Limpeza Pública percorrendo os bairros para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Além da atuação dos agentes de saúde, a Prefeitura conta com a parceria do serviço Cata-Bagulho, que recolhe móveis velhos e outros materiais descartáveis das residências, reduzindo possíveis locais de proliferação do Aedes.
Durante a semana, a mobilização continua com ações de bloqueio de casos confirmados de dengue e eliminação de focos identificados pela equipe de endemias.
POPULAÇÃO TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA PREVENÇÃO
O sucesso no combate ao mosquito depende do engajamento da população. Pequenos cuidados no dia a dia podem impedir a proliferação do Aedes aegypti, que deposita seus ovos em áreas com água parada, como caixas d’água destampadas, pneus, garrafas sem proteção e vasos de plantas.
O mosquito não se reproduz em piscinões e esgoto, mas pode sobreviver por meses em locais secos, aguardando condições favoráveis para eclodir.
DICAS PARA ELIMINAR O AEDES AEGYPTI
Evite água parada e limpe os recipientes com sabão ou água sanitária para eliminar ovos do mosquito.
Mantenha caixas d’água fechadas e limpas.
Retire folhas e sujeira das calhas para evitar o acúmulo de água.
Descarte corretamente entulhos e objetos que possam acumular água.
Lave e troque a água dos potes de animais a cada três dias.
Cubra piscinas quando não estiverem em uso.
Use telas de proteção nas janelas e mosquiteiros para dormir.
Aplique repelentes para evitar picadas de mosquitos.
Foto: Gabrielly Rodrigues/PMI