O trabalho de excelência em tecnologia desenvolvido pela Prefeitura de Santana de Parnaíba acaba de render um reconhecimento para a América Latina. Os projetos executados na gestão pública, por intermédio da Secretaria de Educação, foram indicados pela empresa Google Brasil, como referência modelo, e apresentados a uma delegação do Ministério da Educação de Lima/Peru, na manhã da terça-feira, 29 de abril.
Na ocasião, a delegação conheceu a infraestrutura técnica e pedagógica da Educação e, recepcionados pela secretária Carla Alves, assistiu a uma apresentação sobre a transformação tecnológica na cidade com detalhes de vários projetos. Entre eles, o Conect (que contrata alunos do ensino médio para atuar como estagiários) e a aplicação do Workspace For Education (com investimento em equipamentos, treinamento e uso do chromebook por 98% dos alunos da rede pública de ensino).
“Fico muito feliz em sair de Santana de Parnaíba vendo que a gestão pública chegou nesse alto nível de qualidade, que é inspirador para todos nós, não só do Brasil como para fora do país”, disse Fábio Nakano, gerente Google Brasil.
Após a Educação, os visitantes passaram pelo Colégio Colaço, onde viram os alunos em atividade nos chromebooks, pela Fábrica de Programadores e Central de Indicadores – BI. “Esse é um município muito diferente, com dados em tempo real, um modelo de gestão que inspira e deve servir como referência, nunca vi nada parecido em nenhum outro país”, destacou Sabino Garcia, líder Google para a América Latina.
A delegação peruana, acompanhada pelo representante do Google Brasil, Caio Franco da Silveira, foi composta pelos representantes do Ministério da Educação de Lima/Peru, Carmen Concha, Alonso Tenorio e Jose Moreno, além do CEO da Edulink Juan Pablo, de membros do governo regional de Loreto, Lesly Pinedo, Walter Salazar e do profissional da instituição Odilo, Araceli Uribe.
Foto: Secom Santana de Parnaíba