Comemorado em 24 de abril, o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), chama atenção para a necessidade de inclusão produtiva de jovens ao mundo do trabalho. Em São Paulo, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza um trabalho concreto por meio do programa Aprendiz da Boa Vontade, de Socioaprendizagem, que alia formação cidadã, capacitação profissional e proteção social.
O Brasil tem registrado avanços significativos na contratação de jovens aprendizes, refletindo o impacto positivo da Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) na inserção de jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. A LBV, como Entidade Qualificadora, atendeu em 2024, nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Brasília/DF, 1.115 aprendizes em situação de vulnerabilidade social, prestando a esse público, mais de 178 mil atendimentos e 27 mil benefícios.
Na capital paulista, os jovens participam semanalmente de atividades teóricas na unidade da LBV no Bairro do Bom Retiro, onde recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e kits pedagógicos, uniformes, lanches e, quando necessário, são encaminhados a serviços essenciais. As famílias também são acompanhadas. Além do impacto social e emocional, os jovens têm sua primeira experiência profissional com carteira assinada, por meio de parcerias com empresas. Ao final do curso, muitos são efetivados pelas próprias empresas ou encaminhados para novas oportunidades, fortalecendo sua autonomia.
RESULTADOS QUE IMPACTAM
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reforçam a importância dessa política pública. Apenas nos dois primeiros meses de 2025, 34.821 jovens iniciaram contratos de aprendizagem no Brasil — um crescimento de 20,45% em relação ao mesmo período de 2024. A Indústria lidera as contratações, seguida pela Construção Civil, Serviços e Agropecuária. A maioria dos contratados tem até 17 anos, está cursando o Ensino Médio e mais da metade desse público é composto por mulheres.
Entre tantas histórias de transformação, destacamos a do jovem Matheus Trombino, de 24 anos. Ele integrou a primeira turma do programa e, hoje, com uma trajetória sólida na área de Comunicação Social, reconhece que tudo começou com a oportunidade oferecida pela LBV: “Foi graças ao programa [Aprendiz da Boa Vontade] que pude conquistar meu primeiro emprego com carteira assinada e, consequentemente, receber meu primeiro salário. Mais do que um pagamento, aquele momento representou a minha primeira chance real de conquistar o meu espaço no mercado de trabalho”. Matheus destaca ainda os aprendizados que levará para a vida toda: “Aprendi o que ninguém me ensinava em casa ou na escola: como funciona uma empresa por dentro, como me comunicar de forma clara e respeitosa, como trabalhar em equipe, como lidar com o dinheiro e, principalmente, como desenvolver inteligência emocional num ambiente profissional. Cada porta que se abriu foi resultado da preparação que recebi no programa de socioaprendizagem”.
INSCRIÇÕES ABERTAS!
Se você tem entre 14 e 24 anos, já concluiu ou está cursando o Ensino Médio e deseja participar do programa Aprendiz da Boa Vontade, envie seu currículo para o e-mail: [email protected].
SERVIÇO
Programa: Aprendiz da Boa Vontade – LBV
Local: Av. Rudge, 908 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Horário: 08 às 17h
Informações: https://lbv.org/aprendiz/ | @lbvbrasil
Contato: Ítala Kelly | Cel.: (71) 99702-5709
Foto: Divulgação LBV