Hospital Geral de Itapevi aprimora tratamento para cálculos renais de até dois centímetros

Compartilhe

Com o intuito de aprimorar a assistência prestada aos pacientes, o Hospital Geral de Itapevi (HGI) – gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – passou a contar, no segundo semestre de 2024, com o Serviço de Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque (LECO), destinado ao tratamento de pacientes com cálculo renal. Essa iniciativa visa reunir todos os recursos para o tratamento de cálculos urinários em um único serviço de urologia – proporcionando maior comodidade e acolhimento aos usuários.

Com capacidade para 100 sessões mensais, o equipamento é indicado para o tratamento de cálculos de até dois centímetros, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.

Segundo o Dr. Tennyson Rene Silva, coordenador médico de Urologia da unidade, este novo recurso veio para somar com outros já disponíveis, aprimorando o cuidado oferecido. “No Hospital Geral de Itapevi, já trabalhávamos com o tratamento intra-corpóreo (LICO) por litotripsia pneumática e ultrassônica e, desde o ano passado, além da LECO, passamos a contar adicionalmente com os recursos de vídeo-ureteroscopia flexível e litotripsia com LASER Holmium:YAG – que contribuem para um tratamento menos invasivo e mais eficaz.”

A calculose do rim e do ureter, popularmente conhecida como “pedra nos rins”, atinge, principalmente, pessoas entre 30 e 50 anos. Essa condição impacta negativamente em atividades cotidianas, como no trabalho e na relação com a família. Dessa forma, o tratamento envolve não apenas a LECO, mas todas as etapas do cuidado, desde o diagnóstico até a cura.

Por este motivo, há um novo padrão no procedimento de cálculo renal no SUS, unindo acompanhamento e tratamento ambulatorial (LECO) com tratamento cirúrgico hospitalar (LICO) e permitindo que pacientes voltem às suas atividades normais mais rapidamente.

A realização deste serviço no HGI é de grande importância para a região, considerando que a unidade é referência para os municípios da Rota dos Bandeirantes, com uma população de mais de 1,9 milhão de habitantes, de acordo com o IBGE de 2022.

A Litotripsia Extracorpórea por Ondas de Choque foi desenvolvida com a colaboração da diretoria do Hospital e da Secretaria do Estado de São Paulo, reunindo todos os recursos para o tratamento de cálculos urinários. Essa iniciativa garante que os pacientes tenham acesso a um atendimento de alta qualidade, com tecnologias avançadas e equipamentos especializados.

Foto: Equipamento de LECO – Hospital Geral de Itapevi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.