Moradores celebram entrega de UBS do Líbano no mês de aniversário de Barueri   

Compartilhe

Uma grande representatividade de moradores do Jardim do Líbano celebrou na tarde de sábado, 22 de março, a inauguração da UBS Roque Ribeiro Machado entregue a quatro dias de Barueri completar 76 anos de emancipação político-administrativa.

A conquista do novo equipamento para o bairro também é festejada por familiares do homenageado que dá nome à 21ª Unidade Básica de Saúde, localizada na Estrada das Pitas, 920. Ao lado do novíssimo prédio, a população recebeu ainda uma praça de lazer totalmente equipada.

A nova UBS Roque Ribeiro Machado já começou a funcionar nesta segunda-feira, 24 de março, com horário das 07h às 19h. “Agora não precisamos subir até o Parque Viana para ir à UBS Maria Francisca de Melo, andando a pé ou de transporte. Para mim é melhor. Será mais fácil”, comemorou Jaqueline Santos de Jesus, 26 anos, mãe de dois filhos, moradora do Jardim do Líbano há três anos.

O novíssimo prédio foi inaugurado em evento que contou com a presença do prefeito Beto Piteri, que esteve acompanhado do antecessor Rubens Furlan, vereadores, secretários e outras autoridades, além da presença de familiares do homenageado, do público em geral e com apresentações culturais. Na ocasião, foi anunciada que na sexta-feira, às 17h, será entregue a reformada Estação Cultural Luiz Odair de Sousa, na Rua Duarte da Costa, 15, no Parque Imperial.

A população e convidados foram informados ainda que a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, vai inaugurar a nova Emeief Profª Anna Irene Mazaro de Freitas, totalmente reconstruída, e a Estação Cultural Parque Viana Jair Honório Domingos, que também foi reformada. Ambas as obras serão entregues à população no sábado, 29 de março, a partir das 10h, na Estrada dos Pinheiros, 185/198, no Parque Viana.

ESTRUTURA DA UBS 

Foi erguida em terreno de 2.847,00m², sendo a área construída de 1.502,15m². O prédio tem dois pavimentos (térreo e superior), estacionamento para funcionários e para o público; e os seguintes ambientes: recepção, salas de espera, enfermagem, coleta, curativo, inalação, medicação e ECG. Salas de preparo de paciente, administração, núcleo e para atividades em grupo.  A nova UBS tem farmácia, 15 consultórios em geral, dois consultórios de ginecologia, dois consultórios de odontologia. A UBS conta com médicos clínicos, pediatras e outras especialidades.

Em frente à UBS Roque Ribeiro Machado do Jardim do Líbano, a Prefeitura de Barueri construiu uma praça com aproximadamente 915m², contendo playground, equipamentos de ginástica ao ar livre, bancos, iluminação, pergolados, jogos de mesa e floreiras.

CUIDADO DESCENTRALIZADO 

A coordenadora de Ações Básicas em Saúde, Fernanda Lucas de Medeiros, considerou a UBS como um grande marco. “Motivo de muito orgulho olhar para a unidade e vê-la sendo entregue como mais um equipamento de saúde, garantindo um cuidado descentralizado para toda a população”.

O secretário de Saúde Milton Monti destacou que a UBS do Jardim do Líbano é muito bonita. “É bem-feita, com carinho e dedicação. Mas não se encerra aqui, porque a determinação do nosso prefeito é que tenhamos outras UBSs para um tratamento humanizado à nossa população com o melhor acolhimento que temos que dar a todas as pessoas que procuram a saúde de Barueri”.

Vice-prefeita e secretária da Mulher de Barueri, a doutora Claudia Aparecida Afonso Marques ressaltou que a UBS é a porta da saúde. “É onde a gente cuida e previne a doenças dos munícipes. A gente vai cuidar dos idosos, das crianças e de toda população da região”.

COMPROMISSO E CONTINUIDADE 

O presidente da Câmara Municipal de Barueri, Wilson Zuffa (Republicanos), disse que a nova UBS Roque Ribeiro Machado é a prova viva e a certeza de um governo de continuidade.  “Estamos todos de mãos unidas em favor do povo. É só mais uma das muitas que virão por aí”.

HONRA PARA A FAMÍLIA 

Filha do patrono da UBS do Jardim do Libano, Margarida Ribeiro Machado conta que  Roque Ribeiro Machado era uma pessoa amiga, que atendia muitas pessoas. “Não tínhamos hospitais e nem transporte. Agora a gente fica feliz pela homenagem, uma honra para a família, com o nome dele na UBS, que será bastante benéfica para uso da população”, frisou Margarida acrescentado que o pai dela era mecânico e manteve a sua oficina até o dia em que faleceu, em 2018, aos 78 anos de idade. A família soma 11 filhos, 20 netos e, ao menos, oito bisnetos.

Foto:  Ana Guice/Secom Barueri

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.