Uma grande representatividade de moradores do Jardim do Líbano celebrou na tarde de sábado, 22 de março, a inauguração da UBS Roque Ribeiro Machado entregue a quatro dias de Barueri completar 76 anos de emancipação político-administrativa.
A conquista do novo equipamento para o bairro também é festejada por familiares do homenageado que dá nome à 21ª Unidade Básica de Saúde, localizada na Estrada das Pitas, 920. Ao lado do novíssimo prédio, a população recebeu ainda uma praça de lazer totalmente equipada.
A nova UBS Roque Ribeiro Machado já começou a funcionar nesta segunda-feira, 24 de março, com horário das 07h às 19h. “Agora não precisamos subir até o Parque Viana para ir à UBS Maria Francisca de Melo, andando a pé ou de transporte. Para mim é melhor. Será mais fácil”, comemorou Jaqueline Santos de Jesus, 26 anos, mãe de dois filhos, moradora do Jardim do Líbano há três anos.
O novíssimo prédio foi inaugurado em evento que contou com a presença do prefeito Beto Piteri, que esteve acompanhado do antecessor Rubens Furlan, vereadores, secretários e outras autoridades, além da presença de familiares do homenageado, do público em geral e com apresentações culturais. Na ocasião, foi anunciada que na sexta-feira, às 17h, será entregue a reformada Estação Cultural Luiz Odair de Sousa, na Rua Duarte da Costa, 15, no Parque Imperial.
A população e convidados foram informados ainda que a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, vai inaugurar a nova Emeief Profª Anna Irene Mazaro de Freitas, totalmente reconstruída, e a Estação Cultural Parque Viana Jair Honório Domingos, que também foi reformada. Ambas as obras serão entregues à população no sábado, 29 de março, a partir das 10h, na Estrada dos Pinheiros, 185/198, no Parque Viana.
ESTRUTURA DA UBS
Foi erguida em terreno de 2.847,00m², sendo a área construída de 1.502,15m². O prédio tem dois pavimentos (térreo e superior), estacionamento para funcionários e para o público; e os seguintes ambientes: recepção, salas de espera, enfermagem, coleta, curativo, inalação, medicação e ECG. Salas de preparo de paciente, administração, núcleo e para atividades em grupo. A nova UBS tem farmácia, 15 consultórios em geral, dois consultórios de ginecologia, dois consultórios de odontologia. A UBS conta com médicos clínicos, pediatras e outras especialidades.
Em frente à UBS Roque Ribeiro Machado do Jardim do Líbano, a Prefeitura de Barueri construiu uma praça com aproximadamente 915m², contendo playground, equipamentos de ginástica ao ar livre, bancos, iluminação, pergolados, jogos de mesa e floreiras.
CUIDADO DESCENTRALIZADO
A coordenadora de Ações Básicas em Saúde, Fernanda Lucas de Medeiros, considerou a UBS como um grande marco. “Motivo de muito orgulho olhar para a unidade e vê-la sendo entregue como mais um equipamento de saúde, garantindo um cuidado descentralizado para toda a população”.
O secretário de Saúde Milton Monti destacou que a UBS do Jardim do Líbano é muito bonita. “É bem-feita, com carinho e dedicação. Mas não se encerra aqui, porque a determinação do nosso prefeito é que tenhamos outras UBSs para um tratamento humanizado à nossa população com o melhor acolhimento que temos que dar a todas as pessoas que procuram a saúde de Barueri”.
Vice-prefeita e secretária da Mulher de Barueri, a doutora Claudia Aparecida Afonso Marques ressaltou que a UBS é a porta da saúde. “É onde a gente cuida e previne a doenças dos munícipes. A gente vai cuidar dos idosos, das crianças e de toda população da região”.
COMPROMISSO E CONTINUIDADE
O presidente da Câmara Municipal de Barueri, Wilson Zuffa (Republicanos), disse que a nova UBS Roque Ribeiro Machado é a prova viva e a certeza de um governo de continuidade. “Estamos todos de mãos unidas em favor do povo. É só mais uma das muitas que virão por aí”.
HONRA PARA A FAMÍLIA
Filha do patrono da UBS do Jardim do Libano, Margarida Ribeiro Machado conta que Roque Ribeiro Machado era uma pessoa amiga, que atendia muitas pessoas. “Não tínhamos hospitais e nem transporte. Agora a gente fica feliz pela homenagem, uma honra para a família, com o nome dele na UBS, que será bastante benéfica para uso da população”, frisou Margarida acrescentado que o pai dela era mecânico e manteve a sua oficina até o dia em que faleceu, em 2018, aos 78 anos de idade. A família soma 11 filhos, 20 netos e, ao menos, oito bisnetos.
Foto: Ana Guice/Secom Barueri