Sob o Comando e Liderança do Tenente Coronel PM KEIDA, o 14° BPM/M e as Forças de Segurança de Osasco iniciam o ano de 2025 intensificando as Ações, Missões e Operações Policiais em Osasco. O uso da INTELIGÊNCIA na aplicação dos ativos operacionais, aliado à estratégica COMUNICAÇÃO com o público interno e externo resultou numa REDUÇÃO MÉDIA DE 20% em todos os crimes contra o patrimônio nos primeiros 53 dias deste ano em comparação com 2024, destacando as reduções no FURTO DE VEÍCULOS (12,80%), ROUBO DE CARGA (41,28%) e ROUBO DE VEÍCULO (25,84%):
Obviamente, a presença de COMANDANTES e de CHEFES DE POLÍCIA com vasto conhecimento no assunto explica a contínua e progressiva redução de indicadores na “Cidade Trabalho”. Tanto o Comandante do 14° BPM/M como o Secretário de Segurança Urbana, o Delegado Seccional e o Comandante da GCM possuem décadas de EXPERIÊNCIA no combate ao crime em Osasco. Além da COMPETÊNCIA inquestionavelmente adquirida, servem como verdadeiro EXEMPLO para todos os Agentes de Segurança da cidade, já que suas CONDUTAS pró-ativas, de sempre estarem e se fazerem presentes com seus respectivos efetivos em todos os momentos, reverberam uma CONDUTA que guia o azimute dos mais de mil profissionais que servem e protegem Osasco.
Com os CHEFES DE POLÍCIA nas ruas, os AGENTES DE SEGURANÇA se fazem cada vez mais presentes e atuantes. No mesmo período explorado neste ensaio, a PRODUTIVIDADE aumentou cerca de 10% no 14° BPM/M neste ano, principalmente nos FLAGRANTES de crimes de ROUBO OUTROS e de RECEPTAÇÃO, além de um sensível acréscimo na RECAPTURA DE FORAGIDOS DA JUSTIÇA.
A TROPA se sente motivada e engajada para cumprir sua missão quando vê seu esforço compensado pela POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO da unidade. Apenas nos primeiros dias de 2025, 25 processos de Outorga de Láureas de Mérito Pessoal foram aprovados, além da concessão de 28 Medalhas e Condecorações e a elaboração de 212 Elogios individuais e coletivos demonstram o cuidado e o zelo do Comando no RECONHECIMENTO de nossos Policiais.
A CONSTRUÇÃO DO ALOJAMENTO NA 1ª CIA (Zona Sul) e o INÍCIO DA REFORMA DO DORMITÓRIO MASCULINO DA 5ª Cia (Zona Norte), ambos os recursos levantados com Emendas Parlamentares, demonstram o sério e constante labor na oferta de conforto e dignidade para que nosso efetivo cumpra, diariamente, seu juramento em nossa cidade.
As OPERAÇÕES também constituem outra importante justificativa para tal conquista. Além das tradicionais PAZ E PROTEÇÃO, AMANHECER E ANOITECER EM OZ, DIREÇÃO SEGURA e VIGILANTES; o Comando do 14° BPM/M prestigiou os Comandantes de Companhia, ofertando AUTONOMIA para o planejamento local e o implemento de estratégicas em nível de subárea, através da OPERAÇÃO COMANDOS. Com uma ação pontual e cirúrgica, bem como a divulgação, em tempo real, da aplicação dos meios e recursos próprios para combater e evitar infrações sensíveis em cada bairro, o criminoso acaba perdendo a OPORTUNIDADE de praticar o delito em virtude da OSTENSIVIDADE!
Falando em divulgação, não podemos deixar de ponderar sobre os efeitos positivos da GUERRA HÍBRIDA utilizada no processo comunicativo das Forças de Segurança, mormente no 14° BPM/M. Apenas no início de 2025, mais de 150 NOTAS de IMPRENSA foram elaboradas, resultando em mais de 650 NOTÍCIAS POSITIVAS propaladas na imprensa local, regional e nacional. A IMAGEM de constante e permanente COMBATE AO CRIME gera temor ao infrator, que vê suas chances de ser preso após o delito exponencialmente elevadas, dificultando e criando “barreiras invisíveis” para a defesa do cidadão. A criatividade e a perspicácia na elaboração do conteúdo no INSTAGRAM da unidade também permitem uma ampla divulgação dos bons serviços prestados, com mais de 500 mil views no período explorado.
Enfim, como as determinantes da criminalidade são multicausais, as atividades de Polícia também devem ser plurifatoriais para o combate efetivo e permanente do crime! A VALORIZAÇÃO DAS SOLUÇÕES LOCAIS, aliada à presença constante dos líderes e, sobretudo, o RESPEITO e a CREDIBILIDADE de todos os profissionais de segurança pela sociedade osasquense, indubitavelmente, contribuem para os constantes avanços nesta política pública nevrálgica para qualquer grande município paulista e brasileiro.
Ainda temos muitos desafios a serem superados mas, saibam: SEGUIREMOS EM FRENTE! Afinal, na cidade cujo slogan em sua bandeira apresenta a expressão em latim “mens labor”, precisamos de FORÇAS DE SEGURANÇA que continuem, com dedicação e resiliência, superando as adversidades! NADA RESISTE AO TRABALHO! FOCO NA MISSÃO!
*Major PM Eduardo Mosna Xavier (Subcomandante do 14° BPM/M, Doutor em Ciências Policiais pelo CAES e Doutor em Educação pela USP
Foto: 14° BPM/M