A Receita Federal deflagrou, nesta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, a Operação Glasses. O objetivo principal é combater a venda ilegal de óculos contrafeitos, provenientes de contrabando, na região central da capital paulista. Estima-se que serão apreendidos cerca de um milhão de itens, com valor aproximado de R$ 5 milhões.
A operação acontece em três imóveis que abrigam depósitos que abastecem o comércio popular em São Paulo e em outras regiões do País.
A importação irregular e a contrafação prejudicam a criação de empregos e violam direitos autorais e de marcas, desestimulando o investimento por empreendedores legítimos no Brasil. Além disso, há notória violação de direitos dos consumidores com produtos clandestinos e que não atendem aos requisitos de segurança. A utilização de óculos contrafeitos causa sérios danos à visão, podendo inclusive provocar cegueira.
Durante a operação, também foram encontrados outros tipos de mercadorias contrafeitas, tais como vestuário, calçados, bolsas e relógios. Os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais serão denunciados pelo crime de contrabando.
A Receita Federal permanece alerta, identificando ilícitos e atuando de maneira precisa no combate ao contrabando e ao descaminho, em benefício do País.
Foto: Receita Federal