Em celebração ao Dia Internacional de Combate à Aids, que acontece no primeiro dia de dezembro, a Prefeitura de Itapevi intensifica a realização de testes rápidos e gratuitos de HIV e sífilis nas unidades básicas de saúde, entre os dias 1º e 07 de dezembro. O objetivo é promover a conscientização sobre o diagnóstico precoce da Aids e sífilis, incentivando a população a realizar o exame e se prevenir.
As ações fazem parte da 17ª edição da campanha Fique Sabendo e acontecem de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h, nas unidades de atenção básica (UBSs e USFs) e atenção especializada (SAE e CAPS Reconstruir e Conviver).
O sábado, 07 de dezembro, foi escolhido para ser o Dia D da campanha, com atendimento nas unidades de saúde, exclusivamente para testagem, das 08h às 16h nas UBSs Amador Bueno, Cardoso e Rainha, e nas USFs Briquet, Suburbano e Vitápolis.
SIMPLES E RÁPIDO
O exame rápido possui três etapas e demora aproximadamente 30 minutos. Primeiro, é preenchida a ficha de atendimento, em seguida o paciente realiza o teste, por último, a entrega do resultado e o aconselhamento. Todo processo é mantido em sigilo.
Para os casos positivos de HIV, o paciente inicia tratamento gratuito no SAE (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, 1231, no Jardim Nova Itapevi). Os casos de sífilis são tratados na unidade básica de saúde mais perto do paciente.
O diagnóstico precoce é muito importante para a qualidade de vida do paciente, já que a demora na detecção pode agravar as doenças, gerando complicações de saúde e aumentando o risco de contágio e de transmissão. Por isso, a testagem também é uma forma de prevenção. Chamada de prevenção combinada, o conjunto de ações engloba o uso de preservativos nas relações sexuais, a testagem, o diagnóstico e o tratamento.
Embora a campanha Fique Sabendo, aconteça sempre em dezembro, os testes rápidos estão disponíveis na rede municipal de saúde o ano inteiro.
Foto: Divulgação PMI