A Câmara Municipal de Osasco aprovou na quinta-feira, 24 de outubro, em segunda votação, o Projeto de Lei 88/2023 que institui o Dia da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar em Osasco. A proposta estabelece o dia 29 de setembro como data para a celebração.
O Brasil é um dos dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. São 55,4 milhões de toneladas por ano, segundo o Relatório Diagnóstico sobre a Fome e o Desperdício de Alimentos no Brasil.
Atentos a esse problema, os vereadores de Osasco aprovaram durante a 64ª Sessão Ordinária, projeto que permitirá conscientizar a população sobre o tema.
De iniciativa do presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Pode), o Projeto de Lei 88/2023 institui o Dia da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar em Osasco.
Pela proposta, a data será lembrada anualmente no dia 29 de setembro, por meio de ações de incentivo, apoio e promoção, eventos ou encontros que abordem a problemática do desperdício alimentar.
“Hoje nós temos cidadãos brasileiros passando fome e, em contrapartida, muito desperdício alimentar. Vamos instituir essa data para tocar as autoridades a promoverem ações para diminuir esse desperdício”, justificou Carmônio.
O presidente da Câmara citou o Banco de Alimentos de Osasco como exemplo bem-sucedido de política pública voltada à promoção da segurança alimentar e ao acesso à alimentação.
A instituição da nova data no Calendário Oficial da cidade vai se somar às políticas de promoção de segurança alimentar e estimular a conscientização sobre o desperdício.
Foto: Ricardo Migliorini/CMO