Veja como ficou a composição da Câmara Municipal de Itapevi – *Marcelo Simões Damasceno

Compartilhe

Podemos e PSD foram os partidos com o maior número de vereadores eleitos, com três representantes cada. O PSB é a única sigla de esquerda com um representante na cidade.

Os partidos de direita e da coligação do prefeito eleito no dia 6 de outubro, Teco (Podemos), conquistaram 16 das 17 cadeiras disponíveis no parlamento itapeviense.

Entre os partidos, o Podemos e o PSD formaram as maiores bancadas, com três vereadores cada. Já o PL, PP, União Brasil, Republicanos e MDB terão duas cadeiras cada a partir de 1º de janeiro de 2025. O Partido Socialista Brasileiro (PSB), único partido de esquerda, conseguiu eleger um representante, com a reeleição do vereador Zetti da Adega.

Além da predominância dos partidos de direita, o resultado das urnas trouxe outras mudanças na composição da Câmara de Itapevi. Dos 14 vereadores e vereadoras que disputaram a reeleição, apenas seis conseguiram se reeleger: Akdenis (PSD), Tininha (PSD), Rafael (Podemos), Mariza (Podemos), Japa (PP) e Zetti (PSB), resultando em uma taxa de renovação de aproximadamente 64,71%. Três cadeiras, das 17, já estavam garantidas na renovação, uma vez que dois vereadores da atual legislatura (2021/2024) disputaram outros cargos: Professora Camila Godói (PSB) concorreu à prefeitura e Thiaguinho Silva (PL) ao cargo de vice-prefeito. Além disso, o vereador Bruxão Cavanha (PL) não disputou nenhum cargo.

Ainda sobre as renovações, a representação feminina passou de 17,65% para 23,53%, com a reeleição das vereadoras Mariza (Podemos) e Tininha (PSD), e a eleição de Marina Dornellas (União Brasil) e Priscila Cavanha (PL). A Casa de Leis também contará com o parlamentar mais jovem desde a emancipação do município, Jonas Henrique, eleito pelo PSD.

Comparando com a composição eleita em 2020, observa-se o crescimento do Republicanos, que conquistou duas cadeiras neste ano. O PSD manteve suas três cadeiras, assim como o PL com duas. No entanto, o Podemos reduziu de quatro para três cadeiras, e o União Brasil (antigo DEM) encolheu de três para duas. O PSB elegeu apenas um representante. Já o PSDB e o PRD (antigos PTB e Patriota) deixaram de ter representantes na próxima legislatura.

CONFIGURAÇÃO DAS BANCADAS PARA 2025/2028

Fonte: TSE 2024

Ano Partido Cadeiras
PSD 3
Podemos 3
PL 2
2024 PP 2
União Brasil 2
Republicanos

 

2
MDB

 

2
PSB

 

1
Podemos

 

4
PSD

 

3
Dem 3
PL 2
2020 PSB 2
PSDB

 

1
PTB

 

1
Republicanos

 

1

*Marcelo Simões Damasceno é jornalista, cientista político, mestre e doutorado em comunicação social

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.