A Lei Federal de Incentivo Paulo Gustavo começa a dar os primeiros frutos na cidade de Jandira. Fato que podemos confirmar com a “Exposição Auto Cura Através das Cores”, do artista plástico e visual Adelmo Almeida.
A mostra que tem como meta trazer 10 obras do artista que apresentará ao público telas e instalações criadas a partir da ressignificação daquilo que comumente chamamos de lixo. E é nesse contexto que o pintor tem criado parte da sua produção, com materiais que encontra em suas andanças.
Ao falar do seu processo criativo Almeida comenta: “Ando com olhar atento e recolho materiais que me chamam a atenção, levo para o meu ateliê e separo cuidadosamente A partir daí começo a pensar sobre a melhor maneira para aproveitar cada um dos objetos”
A proposta, entre outras, visa criar uma reflexão sobre o consumo exagerado e a maneira como descartamos tantas coisas que podem ser aproveitadas e ou reaproveitadas.
Embora o artista pinte há mais de 40 anos, esse trabalho surgiu entre os anos de 2011/2017, período em que Adelmo enfrentou uma depressão profunda.
Essa dura experiência vivida pelo pintor trouxe um novo colorido para suas telas, junto a isso o artista teve a ideia de reaproveitar os tantos materiais descartados que ele encontra pelas ruas. Somam-se a essa lista cabos de vassouras que muitas vezes são usados como molduras, fundos de guarda roupas que são aproveitados como telas e vários outros materiais ganham graça e beleza nas mãos hábeis do artista.
A Exposição Auto Cura Através das Cores é, sobretudo, uma voz que ecoa nos alertando sobre a maneira em que nos comportamos em relação ao nosso Planeta.
Os interessados podem conferir a abertura da mostra na sexta-feira, 05 de abril, às 19h, no Teatro Municipal de Jandira Luiz Gonzaga, localizado na Rua Rubens Lopes da Silva, nº400 JMC, Centro de Jandira.
Após a abertura, a exposição ficará para visitação pública até o dia 19 de abril, de segunda a sexta-feira, respeitando o horário de funcionamento do Teatro Municipal.
Foto: Divulgação Assessoria