A Receita Federal evitou, nesta quarta-feira, 20 de março, que 46 kg de cocaína fossem encaminhados para Austrália, através do Porto de Santos.
A apreensão é resultado da atuação de equipes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Alfândega de Santos no combate aos ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista.
A seleção de um carregamento de 264 tambores de suco de laranja concentrado, acondicionados em três contêineres refrigerados, foi feita depois de procedimentos regulares de monitoramento e de análise de riscos combinados com a utilização de imagens de escâneres. Durante a inspeção física, os cães de faro da Receita Federal no Porto de Santos sinalizaram positivamente para a contaminação de um dos contêineres.
A droga não estava escondida em meio à carga, mas sim na estrutura do contêiner, na área reservada aos componentes de refrigeração. As unidades de carga tinham como destino o Porto de Sydney, na Austrália, onde o valor do quilo bruto da droga chega a ser cinco vezes maior do que o praticado na Europa.
Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária da União, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial.
Foto: Receita Federal