Na manhã de sexta-feira, 09 de fevereiro, ocorreu a formatura de 17 novos socorristas da Defesa Civil de Barueri, ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) e de outras Secretarias: Esportes, Administração e Mobilidade Urbana (Semurb). Eles concluíram o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar.
Robson Dias Pereira, coordenador adjunto da Defesa Civil, orador do evento, anunciou os componentes da mesa solene: Sílvio Macedo, secretário da Família; Roberto Lago, coordenador da Defesa Civil; Francisco Alves Cangerana Neto, secretário adjunto de Segurança Urbana e Defesa Social; Marcus Aparecido Guedes Ramos, comandante da Guarda Civil Municipal e da vereadora Cristiane Aparecida Lourenço (Cris da Maternal).
Todos fizeram uso da palavra e elogiaram a iniciativa da organização, do empenho dos alunos (agora socorristas) e da cordialidade de todas as Secretarias que cederam espaço para a realização do curso (Secretaria da Família e Secretaria de Educação) e também do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri.
A empresa Ortopratika também foi citada por ter fornecido equipamentos de imobilização de acidentados, bolsa de oxigenoterapia, manequim de ressuscitação cardiopulmonar e desfibrilador externo automático de treinamento.
A banda da Guarda Civil, sob a regência do maestro Moni da Silva, se fez presente executando o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Barueri e alguns sucessos internacionais (“New York, New York” dentre eles).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Elaborado de acordo com o estabelecido na portaria 2.048 de 05/11/2002 do Ministério da Saúde, o curso com 89 horas-aula teóricas e 142 práticas teve início em 15 de janeiro, sob o comando do coordenador Robson, auxiliado diretamente por Fabiana Queiroz Aquino, chefe do Departamento de Gestão de Risco.
TEMAS ABORDADOS
Anatomia e fisiologia;
manejo de vias aéreas e ressuscitação cardiorrespiratória;
biossegurança;
ferimentos, hemorragia, bandagens e choque;
traumas musculoesqueléticos e imobilização;
remoção de vítimas;
assistência ao parto e cuidados com recém-nascidos;
salvamento aquático;
salvamento em altura;
salvamento terrestre;
acidentes com múltiplas vítimas e emergências clínicas.
MEDALHA DE OURO
Talvez não tenha sido mera coincidência a escolha de Gabriel Rodrigues Mandu para subir ao palco e dar um depoimento sobre suas marcantes experiências no curso.
Ele foi o aluno mais bem colocado da turma. O jovem de 20 anos é técnico em contabilidade formado no extinto ITB do Parque Viana. Sobre o curso da defesa Civil, conta: “tive dificuldade no começo, mas fui melhorando ao longo do curso”, confessa ele, que teve aproveitamento de 95%.
O juramento do socorrista foi conduzido pela formanda Débora de Lemos Guerreiro. Ao final da solenidade, foi exibido um vídeo com os momentos mais marcantes do curso. Robson Pereira lembrou que “onde há vida, há Defesa Civil”, citou a quantidade de ocorrências atendidas em 2023: 3.330. Ele também citou os diversos programas da Defesa Civil de Barueri: Curso de Pilotagem Preventiva, Agentes Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil etc.
Uma frase chamou atenção ao final do vídeo: “O destino dos feridos está nas mãos de quem aplica o primeiro curativo”, do médico estadunidense Nicholas Senn (1844-1908).
FORMANDOS
Danilo da Silva Pereira dos Santos;
Débora de Lemos Guerreiro;
Djalma José dos Santos Neto;
Ednilson Stramantino;
Edson Francisco da Silva;
Erivânia da Silva Rodrigues;
Gabriel Rodrigues Mandu;
Jailda de Lima Gomes;
Leandro Luiz de Araújo;
Luciana Leles dos Santos;
Marcelo Gomes dos Santos;
Maria Teresa de Rezende Gabrioli Faria;
Nicolas Bizerra dos Santos;
Paulo César de Rezende;
Rogério José dos Santos;
Sidcley Aparecido Leme;
Willians Nascimento dos Santos.
Foto: Beatriz Lucato/Secom
Divulgação/Defesa Civil Barueri