No final de novembro, nos dias 29 e 30, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb) realizou um importante encontro entre os membros de seu efetivo com representantes da Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT Brasil).
Foi a oportunidade para que o diretor estadual da AGT e agente de trânsito do município de Cotia, Reinaldo Souza, e o diretor municipal e também agente de trânsito de Barueri, Almeida Junior, falassem sobre as demandas da categoria junto ao Congresso Nacional e também à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). É o caso do Projeto de Lei 2160/23, que dispõe sobre a Lei Geral dos Agentes de Trânsito, que torna essa uma carreira exclusiva de servidores públicos, dentre outras reivindicações.
Reinaldo fez questão de reforçar que a presença da AGT Brasil em eventos como esse são de extrema importância para a categoria e propiciam o compartilhamento de ideias e troca de experiências.
“Ficamos felizes com a iniciativa da Semurb Barueri em oferecer aos seus agentes essa oportunidade. Percebemos que ainda falta divulgação das ações realizadas pela AGT Brasil nos municípios para que haja uma adesão maior da categoria às causas pelas quais lutamos”, disse. E completou: “A cidade de Barueri possui hoje o maior efetivo de agentes de trânsito em regime estatutário do Estado de São Paulo e é uma referência para região”.
Valter de Oliveira, secretário da Semurb, acredita que essa aproximação da Associação com os agentes de trânsito do município é muito importante, pois incentiva a categoria a propor melhorias e a buscar mais conhecimentos sobre o que vem sendo discutido em âmbito nacional.
ÓTIMOS RESULTADOS
O segundo dia da reunião técnica contou também com a participação do secretário de Governo de Barueri, Beto Piteri. Na ocasião, o secretário da Semurb explanou sobre o relatório de ações de 2023, as metas atingidas e as projeções para o próximo ano, além de um panorama sobre as atividades executadas pela pasta.
Segundo Valter, sob a ótica da fluidez e da segurança viária, o trabalho que a Semurb desenvolveu ao longo de 2023 fez reduzir o número de sinistros, saindo de 1.393 no acumulado entre janeiro e novembro de 2022 para 1.104 no mesmo período deste ano.
AGT BRASIL
A AGT Brasil é uma associação sem fins lucrativos, com representantes em todos os Estados da federação, que defende e apoia a carreira de agentes de trânsito de todo o País. O movimento em defesa dos direitos dos agentes de trânsito teve início em 2008, pelo atual presidente e agente de trânsito de carreira, do município de Patos (PB), Antônio Coelho Neto.
Por meio da Associação, a categoria vem sendo reconhecida nacionalmente e conquistando projetos importantes que impactam diretamente os mais de 5 mil municípios brasileiros, fazendo com que os agentes de trânsito sejam valorizados dentro de suas atribuições.
Foto: Emanuel Assis / Semurb