No dia 20 de dezembro, em uma ação de grande envergadura com a participação da Receita Federal no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Aeroporto de Guarulhos, denominada “Operação Aeroporto Blindado”, foram realizadas duas apreensões de drogas em voos domésticos.
A primeira ocorrência teve lugar durante uma fiscalização de finger, na qual equipes da Receita Federal, Força Aérea, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil de São Paulo e Polícia Federal inspecionaram todos os passageiros desembarcando de um voo proveniente da região norte do País. Durante a revista de corpo, foi identificado que um passageiro portava uma cinta ao redor do tórax, contendo vários tabletes acolados. Após triagem do material, constatou-se que eram aproximadamente 4 kg de skunk (supermaconha). O passageiro foi preso em flagrante por tráfico interestadual de drogas.
Na segunda ocorrência, durante a fiscalização de outro voo procedente da região norte, as equipes K9 dos órgãos envolvidos na operação detectaram que uma bagagem despachada continha substância ilícita. A triagem identificou aproximadamente 16 kg de skunk. A passageira que despachou a mala com drogas estava em conexão internacional, mas não compareceu ao portão de embarque para seu próximo trecho aéreo, não tendo sido identificada.
As ações coordenadas entre as agências de segurança envolvidas demonstram a eficácia da Operação Aeroporto Blindado em garantir a segurança no transporte aéreo e combater o tráfico de drogas, reiterando o compromisso conjunto na preservação da ordem pública.
Foto: Receita Federal